A operadora de telefonia TIM anunciou que vai implantar infraestrutura de rede móvel nos terminais do Cujupe, em Alcântara, e na Ponta da Espera, em São Luís, para melhorar a conectividade dos passageiros da Baixada Maranhense. O anúncio foi feito esta semana pelo governador Carlos Brandão, após uma série de denúncias, críticas e até pedidos de deputado ao Papa Francisco.

Na Ponta da Espera, a operadora divulgou que será implantada a rede 5G, enquanto no Cujupe, será ativado o 4G, inicialmente. No final deste mês acontecerá uma visita institucional da equipe da TIM e representantes do Governo Estadual e Federal para marcar o início das obras.
A estimativa é de que o projeto seja concluído até o final do mês de outubro deste ano. Com a instalação de torres de telefonia móvel nos arredores da Ponta da Espera e no Cujupe, será resolvido o problema histórico de falta de sinal de telefonia celular na região. O problema, no entanto, deve persistir. A maioria do povo da Baixada Maranhense usa outras operadoras como Claro, Oi e Vivo.
Só no ano de 2022, a movimentação nos dois terminais foi de um milhão e setecentas mil pessoas, além de 300 mil veículos que atravessam a Baía de São Marcos, para a Baixada Maranhense e a capital São Luís.