O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou todos os recursos e confirmou a decisão que cassou seis vereadores do município de Vitória do Mearim, na Baixada Maranhense, por suspeita de fraudes à cota de gênero. A decisão foi lida em plenário pelo presidente da corte, ministro Alexandre de Moraes.
De acordo com as informações, os recursos foram rejeitados por unanimidade pelos membros do TSE. A mudança foi ordenada este ano pelo ministro Carlos Horbach, e confirmada, em grau de recurso, pelo ministro André Ramos Tavares.
Com isso, os vereadores Aleilson Santos, Cristiano Falcão, Jonath Lopes, Salma Faray, Cebola e Jânio Batalha foram afastados e entraram outros seis: Hélio Silva, Nonato Chelo, Manuel Machado, Maria Assad, Oziel Silva e Helmaceny Gomes.
A diplomação dos novos parlamentares aconteceu no dia 12 de junho, na sede do Cartório Eleitoral. No dia seguinte, o vereador Marcelo teve o apoio da maioria e foi eleito presidente da Câmara Municipal, ficando no cargo até dezembro de 2024. Como vice-presidente, foi eleito o George Maciel e Linhares e Helmaceny Gomes foram escolhidos primeiro e segundo-secretários, respectivamente.
A eleição de Marcelo teve apoio do prefeito da cidade, Nato da Nordestina. Vejam o vídeo sobre a decisão do TSE…não conseguiu visualizar? Vejam AQUI