Estudantes do IEMA de São Vicente Ferrer representam o MA e apresentam soluções para a agricultura na SBPC, no Paraná

Dois alunos da unidade plena do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), em São Vicente Ferrer, representaram o Maranhão na 75° Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada  na semana passada, na cidade de Curitiba, estado do Paraná. Eles são naturais das cidades de São João Batista e Cajapió. Em outra ação do IEMA, um professor de São Vicente ficou em primeiro lugar na I Olimpíada de História do Maranhão.

Alunos do IEMA de São Vicente representaram o MA

As ações do SBPC foram realizadas no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e um dos espaços do evento é o da SBPC Jovem, que busca trazer atividades que incentivem o contato de estudantes do ensino fundamental, médio e técnico com o conhecimento científico. Representando o Maranhão estavam os estudantes Maria Clara Tinoco e David Phelipe Sousa, que foram os únicos alunos do Ensino Médio do estado do Maranhão que apresentaram trabalhos no evento. Os professores Lorena Campos e Ronildson Luz submeteram projetos e conseguiram apoio financeiro através de um edital de custeio.

Maria Clara apresentou um sistema de irrigação alternativa para produtores da agricultura familiar. O projeto diz que a agricultura familiar é composta por mais de 4,3 milhões de unidades produtivas no Brasil e que o objetivo da proposta era desenvolver um sistema de irrigação alternativo, de custo acessível e direcionado para a produção familiar utilizando apenas hastes flexíveis(cotonetes),pregos finos, arame fino e mangueira. O uso do microaspersor artesanal no sistema de irrigação apresentou viabilidade de custo de implantação e na utilização por agricultores familiares na produção de hortaliças pois é baseado na sustentabilidade da produção.

Já o projeto de David Phellipe Gois Souza destacou que, desde 2008, o Brasil é um dos maiores consumidores de agrotóxico do mundo e uma considerável fração desses agrotóxicos são inseticidas que contaminam o solo e a água e que objetivo é desenvolver um bioinseticida natural e orgânico a base de pimenta e avaliar o seu potencial como bioinseticida. Os ingredientes usados são pimenta malagueta, sabão de coco e alho. O resultado esperado com esse projeto é oferecer uma solução alternativa, eficaz, de baixo custo, sustentável e não nocivo para a agricultura no país.

David Phellipe apresenta projetos aos participantes

O diretor do IEMA de São Vicente, professor Fábio Teixeira, parabenizou os dois alunos e destacou a participação na reunião da SBPC em Curitiba. “Gostaria de, em nome de toda a nossa unidade, parabenizar todos os professores e alunos que fizeram parte desses projetos. Todo estudante é um cientista em potencial. Faz parte da nossa proposta pedagógica instigar o pensamento científica, crítico e criativo dos estudantes na construção de aprendizagens significativas e contextualizadas. O estudante é o grande protagonista da sua história”, completou.

Maria Clara é da cidade de São João Batista, filha da professora Jovina Tinoco e Arisbrith Tinoco, já falecido, tem 17 anos e está no terceiro ano do curso técnico de Agricultura. O aluno natural de Cajapió, David Phellipe, está no segundo ano do curso de Apicultural, tem 16 anos e é filho da professora Cleuma Maria Soares Gois e do bombeiro Raimundo Nona Silva Junior bombeiro.

Maria Clara, durante o Stand do MA em Curitiba

Mais conquistas

Um grupo de jovens do IEMA Tamancão, de São Luís, e orientados pelo professor de História natural de São Vicente Ferrer, Amarildo Ferreira, venceu a I Olimpíada de História do Maranhão. Outras duas equipes conquistaram as 5º e 6º colocações. Os estudantes serão bolsistas da CNPq e receberão R$ 300,00 por mês ao longo de um ano.

O vice-governador e secretário de Educação do Maranhão, Felipe Camarão, parabenizou o professor vicentino. “Notícia maravilhosa! O IEMA Pleno Tamancão venceu em 1º LUGAR a I Olimpíada de História do Maranhão! Outras duas equipes conquistaram as 5º e 6º colocações! Parabéns ao professor de História, Prof. Amarildo Ferreira pela conquista”, declarou.


Em tempos de desinformação, o Blog do Jailson Mendes reforça o compromisso com o jornalismo profissional, comunitário e de qualidade. Nossa página produz diariamente informações na Baixada Maranhense de forma responsável e que você pode confiar.

2 respostas para “Estudantes do IEMA de São Vicente Ferrer representam o MA e apresentam soluções para a agricultura na SBPC, no Paraná”

  1. A educação nos leva a lugares inimagináveis, parabéns aos jovens estudantes. É um sinal de ainda temos jovens sonhadores e com vontade de mudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *