Aluna do IEMA de São Vicente e natural de São João Batista fica em primeiro lugar do MA em programa do Ministério da Ciência e Tecnologia

A jovem Ana Paula Ferreira Saraiva, de 17 anos, ficou em primeiro lugar em todo o estado do Maranhão no programa ‘Futuras Cientistas’, desenvolvido pelo Cetene, em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia. Ela é estudante do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA, unidade de São Vicente Ferrer, e natural da cidade de São João Batista, na Baixada Maranhense.

Ana Paula

O Futuras Cientistas é um programa do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) que estimula o contato de alunas e professoras da rede pública de ensino com as áreas de Ciência e estimular o interesse e promover a participação de mulheres professoras e estudantes do ensino médio, nas áreas de Ciência e Tecnologia, através de sua aproximação a centros tecnológicos e instituições de ensino e pesquisa.

A banca do programa examinou as notas das alunas inscritas em todo o Brasil e definiu a lista nesta quarta-feira (26) e anunciou as vencedoras. No Maranhão, Ana Paula foi a primeira colocada. Ela receberá uma bolsa de estudos para participar de tutorias temáticas online nas plataformas Google Meet e Youtube, de 01 de setembro a 29 de outubro de 2023, nos assuntos de Química, Física, Matemática, Biologia e Português.

Além disso, a jovem e outras 100 garotas geniais (todas da região do nordeste) foram selecionadas para participar de aulas e simulados avançados de Química, Física, Matemática, Biologia e Português (online). As aulas serão em grupos nas plataformas do Google Meet e Youtube. Nessas aulas, a estudante de São João Batista vai ter a oportunidade de se desafiar e estudar com outras garotas do mesmo nível que ela.

O diretor-geral do IEMA de São Vicente Ferrer, Fábio Teixeira, parabenizou a aluna e disse que toda a unidade está de parabéns. “A Ana Paula saiu em primeiro lugar e isso é motivo de muito orgulho para a comunidade da unidade plena de São Vicente e de todo o Maranhão. Essa é mais uma prova de que investir na educação pública de qualidade é necessário. Em nome de todos os professores, alunos, diretores e demais membros da nossa instituição, parabenizamos a nossa aluna”, declarou.

Quem é ela?

Ana Paula nasceu em São João Batista e é filha da professora Adenilze Ferreira Saraiva, conhecida como Loura, e do músico Ronald Costa Saraiva, conhecido como Roninho. Ao blog, ela comentou que está feliz com a seleção.

“Uma conquista não se resume apenas ao resultado final, mas ao caminho percorrido para alcançá-la. Cada passo dado na direção do objetivo é uma oportunidade de crescimento pessoal e amadurecimento. Sempre busquei o meu melhor e sempre vou buscar. Faço isso por mim, e acima de tudo por meus pais (família). Agradeço a eles por sempre me incentivarem a buscar o ápice, a me destacar. Isso é fruto de todo o meu esforço, e principalmente dos meus pais, que sempre fizeram de tudo por mim”, completou.


Em tempos de desinformação, o Blog do Jailson Mendes reforça o compromisso com o jornalismo profissional, comunitário e de qualidade. Nossa página produz diariamente informações na Baixada Maranhense de forma responsável e que você pode confiar.

3 respostas para “Aluna do IEMA de São Vicente e natural de São João Batista fica em primeiro lugar do MA em programa do Ministério da Ciência e Tecnologia”

  1. Parabéns a jovem, só fico triste por que tem uns pre candidatos a prefeito que se aproveitam da imagem da jovem e ficam fazendo política, não é assim que se faz, pegam a foto dele é largam o slogan dos mesmo.
    Política chula, desnecessário isso, se promover com isso.
    Inescrupulosa, chula, incoerente essa situação desses pré candidatos.

  2. Eu tambem fico triste por nao ver nosso o nosso gestor municipal nem se quer dar os parabens a essa jovem intelectual. Ele E cego?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *