Sem reajuste há oito anos, policiais civis da regional de Viana se juntam à categoria em manifestação e cobram melhorias

Na manhã desta sexta-feira (7), os policiais civis da regional de Viana, na Baixada Maranhense, se uniram ao movimento da Polícia Civil do Maranhão em protesto contra a falta de valorização da categoria por parte do Governo do Estado. Os policiais estão há oito anos sem receber qualquer ajuste salarial, e a manifestação foi o meio encontrado para mostrar o descontentamento da classe.

Policiais Civis de Viana

Em Viana, a manifestação começou por volta das 9 horas, na Praça da Bíblia, no centro da cidade. Outros municípios do estado, como a capital, também aderiram ao protesto. A necessidade da mais profissionais na área também é uma preocupação do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), já que o quadro efetivo atual da categoria é menor do que em 2014.

Além de todas essas questões, a categoria está questionando a postura do governo diante das reivindicações. Embora a responsabilidade recaia sobre o governador Brandão, é ressaltado que essa situação foi uma herança deixada pelo ex-governador Flávio Dino, que negligenciou a Polícia Civil por oito anos. Agora, é esperado que o atual governador corrija as injustiças salariais e invista em infraestrutura, incluindo viaturas e prédios adequados.

Caso não haja uma resposta satisfatória por parte do governo, medidas mais drásticas podem ser tomadas, incluindo paralisações de advertência de 24 horas e até uma possível greve. A decisão foi tomada por unanimidade dos policiais na segunda-feira, e segundo informações a manifestação pode evoluir para uma greve efetiva, caso a resposta do Estado não seja efetiva.

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis, Manoel Alcinê, participou de uma reunião com o Secretário de Segurança Pública do Maranhão, Maurício Costa, e com representantes da SEMAG (Secretaria de Monitoramento de Ações Governamentais). Na reunião, ficou acordado que o Comitê de Gestão apresentaria uma contraproposta no dia 12 de Julho.

Em nota, a Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep), informou que está levantando informações e realizando estudos técnicos das carreiras dos servidores públicos do Maranhão, inclusive da Polícia Civil, que envolvem o quadro efetivo e a reestruturação da carreira.

2 respostas para “Sem reajuste há oito anos, policiais civis da regional de Viana se juntam à categoria em manifestação e cobram melhorias”

  1. Prender bandido que é bom nada , tantos crimes sem solução na baixada maranhense, só vão atrás quando é de grande repercussão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *