A Polícia Civil recebeu, nos últimos dias, uma enxurrada de reclamações de moradores após conteúdos falsos serem espalhados em redes sociais do município de São Bento. Os responsáveis serão investigados e podem até serem presos pelas práticas criminosas, com aumento de penas.
De acordo com as informações, foram criadas diversas páginas falsas no Instagram com nomes como ‘Vassourada’ e ‘SB. Apocalípto’, usados para difamar e caluniar jovens, adultos, políticos e até secretários municipais, com notícias falsas e de cunho pessoal. Alguns deles foram excluídos, mas as denúncias devem investigar e punir os responsáveis.
A ação não está sendo feita só em São Bento, mas em várias cidades da Baixada Maranhense. A atitude é considerada crime de difamação, que prevê pena de três meses a um ano de detenção, e multa. Como a fofoca foi publicada em uma rede social, em um perfil público e que pôde ser acessado por qualquer pessoa, o crime torna-se mais grave.
O artigo 142, parágrafo 2º, do Código Penal Brasil diz que ‘se o crime é cometido ou divulgado em quaisquer modalidades das redes sociais da rede mundial de computadores, aplica-se em triplo a pena’. Ou seja, os suspeitos podem ser condenados a até 3 anos de de detenção, e a multa imputada pela Justiça triplicada.
O delegado Otony Nogueira, que investiga denúncias deste tipo no Brasil, explicou que o criminoso expôs fatos pessoais e publicou o nome das pessoas. Ainda segundo o delegado, a questão sobre as histórias serem ou não verdade não faz nenhuma diferença na ação penal. “Independente de ser verdade ou não, não se pode falar, expor a intimidade das pessoas dessa forma. São fatos que não interessam à sociedade e não há motivo que justifique essa publicação”, destacou.
Aqui em MATINHA está acontecendo a mesma situação, tem um perfil falso no Instagram conhecido como “revelação MATINHA” que estão difamando todo mundo. Precisa ser investigado e punido esses meliantes.