Um ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou um recurso de seis vereadores da cidade de Vitória do Mearim, nesta quinta-feira (25). Na semana passada, como o blog, antecipou AQUI, o tribunal cassou o mandato de todos eles por fraude à cota de gênero.
Com a decisão, foram retirados dos mandatos os vereadores Aleilson Santos e Cristiano Falcão, do MDB); Jonath Lopes e Salma Faray, do PL; e Cebola e Jânio Batalha, do Avante. Os vereadores e os suplentes foram acusados de usar candidaturas femininas laranjas nas eleições de 2020 para atender a requisito da Justiça Eleitoral.
Após isso, eles recorreram ao próprio TSE para reformar a decisão e se manterem nos cargos. Desta vez, o ministro André Ramos Tavares disse que a decisão seu colega, ministro Carlos Horbach, está em consonância com a jurisprudência da corte eleitoral e manteve a determinação pelo afastamento de todos os seis parlamentares.
Com isso, a juíza eleitoral Urbanete de Angiolis Silva marcou para o próximo dia 31 a realização de nova totalização dos votos das eleições de 2020 do município de Vitória do Mearim. De acordo com as informações, após a recontagem dos votos, a Justiça Eleitoral adotará providências para a expedição de novos diplomas e posse.