Em 132 municípios brasileiros, as pessoas beneficiadas pelo Bolsa Família poderão utilizar os valores recebidos pelo programa já nesta quinta-feira (18). Na Baixada Maranhense, estão incluídos 12 cidades dos 60 municípios beneficiados com a medida do Governo Federal.
Nos locais em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecidos, como em 12 cidades da Baixada, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome adota medidas especiais para unificar o pagamento na primeira data do calendário do programa.
Foram unificados o pagamento do Bolsa Família para os municípios afetados pelas chuvas no Acre, São Paulo e no Maranhão, além dos afetados pela estiagem no Rio Grande do Sul. As mais de 702 mil famílias dessas localidades podem sacar o benefício no primeiro dia de transferências, sem necessidade de seguir o cronograma do Bolsa Família que é escalonado conforme o último dígito do Número de Identificação Social (NIS).
No Maranhão, foram incluídos no pagamento unificado 60 municípios, que têm 550,12 mil famílias no Bolsa Família. O investimento em maio para o pagamento do benefício é de R$ 347,59 milhões.
Ao todo, 12 cidades da Baixada Maranhense estão incluídos: Arari, Cajari, Conceição do Lago-Açu, Monção, Olinda, Pedro do Rosário, Pinheiro, Santa Helena, São João Batista, São Vicente, Viana e Vitória do Mearim.