O Governo do Maranhão realizou a entrega do Selo Prefeito (a) da Educação nesta sexta-feira (19). O prefeito de São Bento, Dino Penha, ficou entre os 10 gestores que mais investiu na educação no estado e recebeu o prêmio ‘Prefeito da Educação’. A cerimônia aconteceu no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís.
O gestor estava ao lado da secretária de Educação, Cristina Botelho, e uma comitiva do município, formada por professores, do presidente da Câmara Municipal, Gentil Garces, e demais vereadores, secretários e equipe da Secretaria de Educação. Nas duas unidades regionais da Baixada Maranhense, sendo Viana e Pinheiro como sedes, o município de São Bento é o único incluído na categoria Ouro.
Ao receber a premiação das mãos do governador Carlos Brandão e do secretário Felipe Camarão, Dino Penha comemorou o reconhecimento e disse que isso é fruto de um grande trabalho de toda a sua equipe. “Estamos muito contentes com esse resultado e isso mostra o tamanho da nossa responsabilidade com a educação de São Bento. Parabéns a toda equipe da Educação em especial a nossa secretária Cristina Botelho e toda a sua equipe, por sempre buscar grandes benefícios para nossa educação”, declarou.
De acordo com o secretário de Educação do Maranhão, Felipe Camarão, o Selo Prefeito da Educação ‘visa reconhecer e parabenizar os municípios que alcançaram avanços reais e positivos na área da educação. O governador Carlos Brandão destacou que hoje foi um grande dia para a educação do Maranhão não apenas por causa da entrega dos prêmios, mas também pelos novos investimentos que estão sendo feitos pelo governo estadual.
“Esses prêmios são uma forma de incentivar a busca de resultados cada vez melhores e uma forma de ajudarmos os municípios a fortalecerem a educação na base para que estes estudantes possam chegar ao ensino médio mais preparados. Além disso, estamos assinando novos incentivos e investimentos para a educação”, afirmou o governador do Maranhão.
O selo
O Selo Prefeito da Educação, que está na sua primeira edição, contemplou 117 prefeituras, e é uma forma de reconhecimento do Governo do Maranhão para valorizar os gestores e gestoras municipais que promovem a aprendizagem e a redução das desigualdades no estado. Os selos foram divididos nas categorias ouro, prata e bronze, conforme o nível de desempenho obtido por cada prefeitura.
Por meio do selo, o Governo do Estado quer incentivar que cada município faça cada vez mais investimentos para melhorar a rede municipal de ensino. Além da entrega dos prêmios, foram assinados editais para a oferta de vagas para cursos profissionalizantes e termos de cooperação entre o governo estadual e os municípios.