O defensor público Gil Henrique Farias, em entrevista à rádio Mirante AM, informou que os municípios da Baixada Maranhense concentram a maioria dos casos de abusos contra crianças e adolescentes no estado. Nesta quinta-feira (18), é o dia Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado em todo o país.
De acordo com o defensor, no Maranhão, principalmente, no interior é registrado crime de abuso sexual infantil e a maioria dos casos tendo como principal suspeito parente da vítima. ‘Infelizmente, hoje temos uma estatística que o estado do Maranhão como um todo, principalmente, no interior. Principalmente, na região Baixada Maranhense ainda existe uma grande situação de abuso sexual infantojuvenil’, declarou.
A data do 18 de maio foi escolhida em alusão ao “Caso Araceli”, ocorrido em 1973, no qual uma criança de oito anos de idade, chamada Araceli Cabrera Sanches foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta. A situação vivida por Araceli não é diferente das demais vítimas e só esta semana, ao menos quatro casos envolvendo menores foram registrados nas cidades da Baixada Maranhense. A entrevista completa pode ser acessada AQUI.
Na terça-feira (16), um jovem de 23 anos foi preso dentro de um motel com uma adolescente de 13 anos, na cidade de Pinheiro. De acordo como o delegado Renato Aragão, as equipes policiais ao realizar a fiscalização no motel, questionaram o gerente do estabelecimento se haveria no local a presença de menores de idade, sendo dito que não.
Em um dos quartos do motel, os policiais encontraram um casal, no entanto, a vítima não apresentou a documentação e mentiu aos policiais afirmando ter 16 anos de idade. Desconfiados da veracidade da informação, os investigadores entraram em contato com a genitora da vítima via WhatsApp, onde a mesma confirmou que sua filha tinha apenas 13 anos de idade, enviando a sua documentação pelo aplicativo.
Nesta quarta, a Superintendência de Polícia Civil Interior(SPCI), em continuidade a Operação nacional ‘Caminhos Seguros’, cumpriu um mandado de prisão preventiva contra um homem, pela prática do crime de tentativa estupro praticado contra uma adolescente, de 17 anos, no dia 2 de abril deste ano, no povoado Santa Rita, em Bequimão.
Segundo relato do Boletim de Ocorrência, o crime ocorreu após a vítima ter sido abordada no caminho de casa. Na ocasião, o acusado após agarrar a vítima, apertou a sua boca a fim de beijá-la, em seguida rasgou suas vestes na tentativa de cometer o crime de estupro. Após a vítima ter travado uma luta corporal com o agressor, conseguiu fugir do local.
De acordo com o delegado Allan Bruno, o investigado, no dia 14 de abril deste ano, estuprou uma mulher, de 58 anos, fato ocorrido no centro da cidade de Bequimão. O homem foi localizado no Povoado Juçaral, zona rural da cidade de Central do Maranhão. Na mesma cidade, um comerciante também foi preso ontem e teria praticado o crime por várias vezes contra uma menina de 10 anos de idade, no povoado Cidade Nova.
Ainda segundo com a investigação, o crime ocorreu dentro da casa do acusado em todas as vezes em que a menor ia ao comércio do investigado, onde ele a seduzia a entrar dentro de sua residência, oportunidade em que chegou a tirar as suas vestes. O caso foi denunciado no dia 17 de abril deste ano, gerando abertura de um inquérito policial que resultou no cumprimento do mandado de prisão.
A vítima na época dos fatos foi submetida a exame de conjunção carnal e entregue aos seus familiares.