A Universidade Estadual do Maranhão realizou na noite desta terça-feira (18), a colação de grau para os alunos do Campus de Pinheiro e Campus São Bento, dos cursos de Matemática Licenciatura, Administração Pública Bacharelado, Ciências Biológicas Licenciatura, Filosofia Licenciatura, Geografia Licenciatura, Superior em Tecnologia em Alimentos e Superior de Tecnologia em Gestão Comercial, pelo Núcleo de Tecnologias para a Educação (Uemanet).
Ao todo, 32 alunos receberam a outorga de grau em uma sessão solene presidida pelo Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, o Professor Dr. José Rômulo Travassos da Silva, que em seu discurso destacou a importância das novas habilidades que o mercado de trabalho exige de profissionais graduados.
“Cada um de vocês é capaz de desenvolver habilidades, precisam saber onde aplicar e como aplicar, e por isso que vocês buscaram o ensino superior, por isso vocês buscaram a Universidade Estadual do Maranhão. Quando falamos de competência, falamos sempre de três pilares, Conhecimento, Habilidade e Atitude, que é o que o mercado de trabalho está buscando dos profissionais que estão por aí. O que nós esperamos é que as habilidades que vocês adquiriram durante a formação na Universidade Estadual do Maranhão façam a diferença no mercado de trabalho e na sociedade civil.
O Diretor do Campus de Lago da Pedra, o Professor Gilberto Matos Aroucha, destacou a importância da presença da Universidade Estadual do Maranhão na região da baixada como reduto de futuros excelentes profissionais.
“Como um Campi presente na baixada maranhense, local em que nasci, tenho muito orgulho de dizer que é um Campi filho da natureza, filho da cultura, filho de frutos especiais que hoje estamos colhendo para entregar para a sociedade. E gostaria também de dizer que a Uema nunca mais será a mesma após a passagem e a marca que vocês deixaram aqui nesses Campus, vocês deixaram um legado profundo e só o tempo vai dizer e responder a tudo isso”, discursou o diretor.
A aluna Kelianne de Jesus Pinheiro, formanda no curso de Ciências Biológicas do Campus Pinheiro destacou a importância de poder morar próximo a Universidade da qual a ajudou a realizar seus sonhos.
“O Campus de Pinheiro é bem próximo a minha casa, então não importava como estava o clima, fazendo sol ou temporal eu estava frequentando as aulas o que me permitiu realizar meu sonho que é o de me formar e realizar o sonho da minha família, já que sou a primeira a poder estar terminando o ensino superior. Sou grata a Deus e a Uema por essa oportunidade, pela realização do meu sonho, me apaixonava a cada semestre que passava pela minha formação e não troco por nada nesse mundo”, comenta Kelianne.
“Pretendo após as minhas especializações retornar para Pinheiro, para minha família e cidade natal e retornar o que aprendi para a saúde do município, já que quero me especializar em analises clinicas, então, eu quero enriquecer a cidade, pois é o que aprendemos na Universidade Estadual do Maranhão, entre os pilares está a extensão, onde ajudamos pessoas através da nossa profissão”, finaliza Kelianne de Jesus. Ascom