Pororoca da Baixada Maranhense vira documentário e deve ser destaque no Fantástico do próximo domingo

A Pororoca da cidade de Arari, na Baixada Maranhense, vai virar documentário e uma matéria sobre o fenômeno está sendo preparada para ser exibida no próximo domingo (23), no Fantástico, da Rede Globo.

Fenômeno deve ser exibido no Fantástico, no próximo domingo

A informação sobre a exibição das imagens da região foi confirmada pelo apresentador da Rede Globo, Fernando Fernandes, que esteve em Arari na semana passada e fez uma expedição sobre a Pororoca, com apoio dos surfistas Serginho Laus e Ruan Pororoca.

Em outra frente, o surfista do Rio de Janeiro, André Pássaro, desembarca hoje em Arari para participar de um documentário com os surfistas mirins locais. O objetivo é mostrar a realidade social e destacar os talentos da população ribeirinha, que sonha com a carreira de surf profissional.

Ele contou que o projeto irá mostrar a realidade do Brasil, desconhecida pela maioria das pessoas e que está muito feliz de participar. “Desta vez, vou documentar a Pororoca de um jeito diferente, vou surfar junto dos surfistas locais, sem o auxílio das motos aquáticas e mostrar a nova geração de lá, os verdadeiros surfistas locais, ribeirinhos que amam o surf. Para mim é uma honra, uma lição de vida”, destacou André.

Pássaro fica até o dia 26 no Arari. Ele foi o primeiro surfista da Região dos Lagos, Baixada Litorânea e Norte Fluminense a surfar na Pororoca Maranhense, em 2020. A pororoca é um fenômeno da natureza produzido pelo encontro das correntes de maré com as fluviais, no período de maresia durante as luas novas e cheias.

André Pássaro com crianças em Arari

A Pororoca

O fenômeno é recorrente no rio Mearim, em Arari, norte do Maranhão. A pororoca do Mearim é uma das mais fortes do mundo. A onda chega a atingir impressionantes cinco metros de altura. Os fãs do surf na pororoca vêm anualmente a Arari para surfar as fortes marés do rio Mearim. O povoado Curral da Igreja, em Arari, é o ponto inicial para a prática do surf devido a sua localização próxima à Baia de São Marcos, onde o rio desemboca. O fenômeno da pororoca ocorre em sessenta e dois rios espalhados pelo planeta, sendo o Mearim um destes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *