A prefeitura de Vitória do Mearim atualizou, nesta sexta-feira (31), a situação dos estragos causados pelas chuvas e pelas enchentes dos rios Mearim e Grajaú, que cruzam o município, na Baixada Maranhense. Segundo os números de hoje, existem 2.450 famílias ilhadas.
O boletim mostra ainda que 190 famílias estão desalojadas, cinco estradas na zona rural estão cortadas e 19 povoados estão totalmente ilhados. Moradores em regiões como Japão, Juçaral, Margaridas, Paiol, Santarém, Paiol, Ilha do Furo, Cardoso, Passagem de Areia, Arraial e Ipixuna são as que mais sofrem com a situação.
A gestão do prefeito Nato da Nordestina informou que tem realizado uma força-tarefa com a participação de várias secretarias municipais, oferecendo ajuda aos moradores, através de cestas básicas, colchões, abrigos e suporte como caminhões e tratores para retirar os móveis possíveis. Além disso, a prefeitura tem assistido a população com o aluguel social.
Mais chuvas
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta sexta-feira (31), dois alertas, laranja e amarelo, de chuvas intensas para a Baixada Maranhense e o resto do estado. Os avisos se entendem até às 10h deste sábado (1°).
De acordo com o Inmet, o alerta laranja (alto grau de perigo) prevê para as regiões Oeste, Norte, Leste e Centro do Maranhão chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos entre 60 a 100 km/h. Nessas regiões, ainda existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Já o alerta amarelo (perigo potencial) compreende as regiões Leste, Sul, Oeste, Centro e Norte do estado. Nessa área, pode chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40-60 km/h.