A prefeitura de Vitória do Mearim atualizou, nesta segunda-feira (27), a situação dos estragos causados pelas chuvas e pelas enchentes dos rios Mearim e Grajaú, que cruzam o município, na Baixada Maranhense. Segundo os números, existem 180 famílias desalojadas e 80 desabrigadas.
Fotos encaminhadas ao Blog do Jailson Mendes mostram o tamanho do prejuízo e várias famílias estão sendo levadas para dois abrigos, como igrejas, escolas e casas de parentes da região.
Uma força-tarefa feita por secretarias municipais está oferecendo ajuda aos moradores, através de cestas básicas, colchões, abrigos e oferecendo suporte como caminhões e tratores para retirar os móveis possíveis. Além disso, a prefeitura tem assistido a população com o aluguel social.
Situação de emergência no Maranhão
O rio Mearim, que passa por 83 municípios do estado, está 9 metros e 37 centímetros acima do normal. O volume registrado é considerado o maior em mais de dez anos. Com a água invadindo as casas, muitas famílias têm perdido seus móveis, eletrodomésticos e pertences pessoais. Além disso, há também o risco de doenças transmitidas pela água contaminada e a necessidade de buscar abrigos temporários.
O Maranhão está com 51 cidades em situação de emergência por causa da chuva, segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). Até o momento, 31.437 famílias foram afetadas e 6.050 famílias estão desabrigadas e desalojadas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na manhã dessa segunda-feira (27), um alerta laranja de chuvas intensas para o Maranhão. O aviso vale até as 10h desta terça-feira (28). O alerta laranja (perigo) prevê chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Durante esse período pode ter risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco.
Vejam as fotos