Um levantamento feito pelo Blog do Jailson Mendes em 20 cidades da Baixada Maranhense mostra que apenas quatro delas são comandadas por mulheres nas prefeituras e nas Câmara Municipais, a maioria têm apenas duas parlamentares ou nenhuma. Nesta quarta-feira (8), se comemora o Dia Internacional da Mulher.
Os dados mostram a desigualdade na política da região, que reflete o cenário nacional. Entre as 20 cidades que o blog cobre, na Baixada Maranhenses, apenas os municípios de Olinda Nova do MA (Conceição Cutrim), Bacurituba (Letícia de Sibá), Matinha (Linielda de Eldo) e Monção (Cláudia Silva) são comandados por mulheres. Os demais, todos são pessoas do sexo masculino a frente do Poder Executivo.
Nas Câmaras Municipais, a situação ainda é mais gritante, e cidades como Bacurituba e Santa Helena, não elegeram nenhuma mulher vereadora em 2020. Entre as casas legislativas pesquisadas, só nas cidades de Viana, Penalva, Cajapió e Pedro do Rosário que têm três mulheres e as demais, duas ou uma.
Os cargos de vice-prefeitas também são raros em todo o Brasil, mas em relação ao ano de 2020 teve um aumento de mulheres que foram eleitas vice-prefeitas na região, como em Vitória do Mearim, Viana, São João Batista, Cajapió, Pinheiro e Anajatuba. Outro aumento que teve foi em relação às secretarias municipais, onde a maioria que ocupa os cargos são mulheres.
As informações divulgadas nesta matéria foram extraídos dos resultados eleitorais de 2020, no site do Tribunal Superior Eleitoral, e mostram o cenário atual das prefeituras e câmaras da Baixada Maranhense.
- Arari Prefeito 2 vereadoras
- Vitória do Mearim – Prefeito e dois vereadores
- Cajari – Prefeito e uma vereadora
- Viana – Prefeito e três vereadores
- Penalva – Prefeito e três vereadores
- Matinha – Prefeita e duas vereadoras
- Olinda – Prefeita e uma vereadora
- SJB – Prefeito e uma vereadora
- São Vicente – Prefeito e duas vereadoras
- Cajapio – Prefeito e três vereadoras
- Bacurituba – Prefeita e nenhuma vereadora
- São Bento – Prefeito e duas vereadoras
- Peri Mirim – prefeito e uma vereadora
- Pedro do Rosário – Prefeito e três vereadoras
- Palmeirândia – Prefeito e duas vereadoras
- Santa Helena – Prefeito e nenhuma vereadora
- Pinheiro – Prefeito e duas vereadoras
- Bequimão – Prefeito e uma vereadora
- Monção – Prefeita e duas vereadoras
- Anajatuba – Prefeito e duas vereadoras
ainda assim mandadas por outros homens
Presidente sarney valeira que é a prefeita mesmo de enfeite mais e uma mulher
Onde tá o erro? Quando o povo eleger mais mulheres, terá mais prefeitas.