Sindicato dos Produtores Rurais de Pinheiro elegeu no dia 23 de outubro a primeira diretoria que vai comandar o Sindicato dos Produtores Rurais de Pinheiro, no triênio 2022/2025. Apenas uma chapa, composta por 13 membros, concorreu ao pleito. A chapa é encabeçada pelo produtor rural Francisco Carlos Peixoto Guterres que tem como vice-presidente Edson Wanderley Pinheiro.

O sindicato faz parte do Sistema Faema/Senar e a os produtores rurais serão beneficiados com os cursos oferecidos de capacitação profissional rural e promoção social do Senar, além de serem representados em situações agrárias, fiscais e de promoção social.
O presidente eleito garante que na sua gestão o Sindicato Rural vai exercer o seu papel de representatividade para garantir os direitos dos produtores rurais de Pinheiro e região. Entre os compromissos da chapa eleita estão de aproximar ainda mais os produtores rurais e fortalecer essa parceria, além de defender a manutenção da infraestrutura que o agronegócio precisa para produzir e escoar.
De acordo com Francisco, (Chição), a nova diretoria pretende buscar maior participação nas ações da Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão , nos cursos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e nas agendas políticas e institucionais do agronegócio em nível municipal e estadual. Chição também destaca o interesse do Sindicato Rural de Pinheiro nas ações e debates sobre a cadeia produtiva da juçara, da farinha biriba, da criação de peixes e do bubalino. Produtor rural, Chição, se dedica às atividades de agricultura e criação de bubalinos.
O assessor técnico Sindical Francisco Xavier, representando o Senar Maranhão explicou que os programas de aprendizagem rural do Senar ofertados aos produtores e trabalhadores rurais de Pinheiro e região serão fundamentais para alavancar as ações do sindicato. “O processo educativo desenvolvido pelo Senar proporciona a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes para o exercício de atividades no meio rural em áreas como agricultura, pecuária, silvicultura, aquicultura, extrativismo, agroindústria e atividades de apoio agrosilvopastoris, além da prestação de serviços” explicou Francisco.
Na ocasião, foi fechado uma parceria com a UEMA, campus Pinheiro, representado pelo diretor da instituição Gilberto Aroucha, onde serão ofertados cursos de tecnólogos de agronegócios em Pinheiro.
O professor Gilberto Aroucha destacou a importância do sindicato na região, , “ o Sindicato é uma forma de garantir os direitos do trabalhador rural, e tem como objetivo oferecer melhorias com modernização ao homem do campo na Agricultura e na Pecuária beneficiando créditos para adquirir tratores, a facilidade da compra de adubos químicos, defensivos e sementes de boa qualidade, tornando assim mais lucrativo as plantações como a renda e lucro tornando maior, pelo serviço ser mais rápido, e aproveitando a colheita de alta qualidade.”, explicou o diretor da UEMA, campus Pinheiro, Gilberto Aroucha.
A nova diretoria do Sindicato dos produtores Rural de Pinheiro é composta por 13 membros; Francisco Guterres, presidente, Edson Wanderley, vice-presidente, Michael Pereira, 1º secretário, José Antônio Guterres, 2º secretário, Justino Neto, 1º tesoureiro, José Ribamar Dias, 2º tesoureiro, Conselho Fiscal, Oziel Abreu, Lauro Cordeiro, Antônio Araújo, Suplentes do conselho fiscal, Ailson Guterres, Gilberto Aroucha, Maria Isabel França, Delegado representante Evaldo Braga Reis.
Na ocasião estiveram presentes no encontro, que foi realizado na fazenda Saionara, o agente de desenvolvimento do Banco do Nordeste, Antônio José, o presidente do Sindicatos dos produtores rurais de Amarante-MA, Raimundo Coelho, o diretor da UEMA, campus Pinheiro, Gilberto Aroucha, o assessor técnico do Senar, Francisco Xavier e representantes do Sebrae e do BASA. Fonte: Jornal da Baixada