Se formou uma confusão das grandes a eleição para a Mesa Diretora da Câmara Municipal da cidade de Arari. Nesta sexta-feira (11), o atual chefe da casa, vereador Evando Piancó, que quer ser reeleito pela sexta vez consecutiva, tinha colocado uma convocação para a eleição, mas desmarcou logo em seguida, sob protestos da chapa opositora.

Tudo começou quando Evando Piancó colocou no mural uma convocação, dizendo que a eleição para o biênio 2023/2024 seria hoje, por volta das 9 horas. Um grupo de parlamentares da oposição, comandada pelo vereador Marcelo Aracenter, foi até o prédio registrar a chapa, contra a reeleição do atual chefe do Poder Legislativo. O grupo informou ao blog que apenas hoje tomaram conhecimento da convocação para a eleição.
Porém, Evando divulgou um novo documento, dizendo que apenas seis dos 11 vereadores foram localizados e por isso não poderia ser feita a eleição nesta data, não informando quando será feita uma nova convocação, o que fez com que a chapa comandada por Marcelo Aracenter acusasse o parlamentar de manobrar para conseguir ser reeleito, inclusive fora do Regimento Interno.
Neste momento, a chapa comandada pelo vereador Marcelo tem maioria para eleger a nova presidência e derrotar Evando Piancó. Os que apoiam o candidato opositor ao atual presidente são os vereadores Gerson Nunes, Thales Aroucha, Tácito Lima, Lucinha Brito e Irmão Nelinho. Já os que apoiam Evando são: Irmão Ozeias, Polota Mendes, Aurinete Freitas e Cabito Abas.
Isso pode ter uma reviravolta que pode beneficiar o presidente atual. É que existem rumores de que o atual secretário de Educação, Marcelo Santana, vereador licenciado, deverá ser exonerado pelo prefeito Rui Filho a qualquer momento para assumir a cadeira que hoje é ocupada pelo suplente de vereador, Tácito Lima, com intuito unicamente de votar na chapa de Evando Piancó e desarticular a chapa que tem como candidato à presidência Marcelo Aracenter. Ao blog, o atual presidente disse que irá informar ainda a nova data do processo eleitoral.
Sexto mandato
A confusão envolvendo a eleição para a próxima Mesa Diretora em Arari não é recente. O Ministério Público recebeu duas denúncias diferentes, este ano, de dois advogados, contra a reeleição do atual presidente da casa. Eles acusam Evando Piancó de burlar a legislação para conseguir o sexto mandato como chefe do Poder Legislativo. Na época, o parlamentar disse que não há empecilho legal que o impeça de disputar o processo (reveja AQUI).

evandop não pode nem se candidatar a vereador pois tá com contas reprovadas