Morreu na madrugada desta segunda-feira (10) o advogado João Batista Ericeira, que era natural de Arari e trabalhou, como assessor jurídico, em várias prefeituras da Baixada Maranhense, como na cidade de Matinha. A informação foi confirmada pela Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão, que divulgou nota.

O jurista morreu em consequência da ELA ou Esclerose Lateral Amiotrófica, doença que afeta o sistema nervoso de forma degenerativa e progressiva. Natural de Arari, o professor João Batista Ericeira estava com 75 anos e residia em São Luís. Além de advogado, Ericeira era professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), presidente da Academia Maranhense de Letras Jurídicas e cronista de vários órgãos de imprensa.
Pela Ordem dos Advogados do Brasil, o professor Ericeira foi Diretor da Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil/Seccional Maranhão por três mandatos, onde atuou sempre como um ferrenho defensor do ensino jurídico sempre declarando que “o advogado é um eterno estudante”. Homem de notável saber jurídico, Professor Ericeira quando esteve à frente da Escola Superior da Advocacia, trabalhou incansavelmente na promoção do ensino jurídico no Maranhão.
Ele foi também Conselheiro Federal da OAB Nacional e vice-presidente da Comissão Nacional de Educação onde promoveu o projeto seminário “Diálogos Pelo Direito à Educação” que tinha por objetivo mobilizar os atores do processo educacional do Maranhão para enfrentar os problemas e desafios das políticas deste setor nos municípios maranhenses.
Professor João Batista Ericeira era Doutor Honoris Causa em Ciências Jurídicas pela Universidade Norte-Americana Emil Brunner e Mestre em Direito e Estado pela Universidade de Brasília, profissional nacionalmente respeitado e cultivador de notáveis conhecimentos. Foi professor da UFMA, articulista no jornal O Imparcial, foi Presidente da Academia Maranhense de Letras Jurídicas, Vice-Diretor-Geral da Escola de Formação de Governantes do Maranhão, Vice-Diretor da Associação Brasileira de Advogados Eleitorais (ABRAE), Presidente da Associação Brasileira de Advogados (ABA/Seccional Maranhão), Presidente da Associação Maranhense de Advogados – AMAd. Era Sócio majoritário do escritório “João Batista Ericeira Advogados Associados”, bem como membro do Instituto dos Advogados do Brasil e do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão. Entre outras grandes atuações na área jurídica ao longo de décadas dedicado à advocacia.
O velório está acontecendo no Salvatore Jardim da Paz, unidade Calhau, e às 16h o sepultamento no Cemitério do Gavião, em São Luís”.
São Luís(MA), 10 de outubro de 2022.
Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão.