O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apresentaram os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021 e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021, nesta sexta-feira (16). O município de São João Batista não alcançou, novamente, a meta estabelecida pelo ministério.
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De acordo com os números, em 2021, o município deveria alcançar uma nota de 5.8 nas séries iniciais do Ensino Fundamental, mas a nota alcançada foi de 4.0. Ainda no Ensino Fundamental, a previsão para os anos finais era de 4.7, mas alcançou apenas 3.6. No Ensino Médio, onde apenas uma escola participou, os números foram ainda piores e alcançaram apenas 2.7, sem projeção do MEC.
Os números do Ideb 2021 são piores que em 2019, último ano que os resultados foram divulgados. Os dados da edição 2019 mostraram que as escolas ‘Professora Carmelita Alves Campos’, localizada no povoado Olinda dos Aranhas, e ‘Fabrício Costa Correa’, do povoado Quiá, alcançaram a média, enquanto em 2021 nenhuma das escolas da Rede Pública de São João Batista chegaram próximas das metas projetadas.
Procurados para comentar os números do índice, nem o prefeito Mecinho e nem a Secretaria Municipal de Educação retornou ao blog. Vejam as notas do municípios nas edições de 2019 AQUI, 2017 AQUI, 2015 AQUI e 2012 AQUI. O blog vai divulgar, nas próximas matérias, as projeções nas demais cidades da Baixada Maranhense.
O Ideb
Os resultados de aprendizagem apurados no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação aferidas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, utilizado para monitorar o desempenho das escolas e das redes de ensino. O índice é divulgado a cada dois anos, em várias escalas: nacional (em cada etapa escolar), por rede (dos municípios e dos estados) e por escola.
O Inep sempre define metas individuais e gerais, levando em conta o contexto de cada região. O Saeb é realizado desde 1990 pelo Inep. Trata-se de uma avaliação em larga escala que oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. Ele permite que as diversas esferas governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no Brasil, a partir de evidências.
Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes que participam. Esses níveis são descritos em escalas de proficiência para cada uma das áreas e etapas avaliadas.
Esse governo ta acabando com tudo agora é a com a educação
Mecinho só tem um ano e meio de gestão
A culpa disso tudo são de gestões atrasadas e passadas
Mecinho tá recuperando tudo o que destruíram
Com um prefeito incompetente e com um secretário não entende nada de educação, não poderíamos chegar melhor no avanço da educação pública. Eita cidade de gestões desastrosas.
uma vergonha atrás da outra pra esse prefeito
Aí e querer tapa o sal com a peneira bota culpa no passado .quem e o prefeito não e o liso tem como melhorar com falta de professor ônibus pra leva alunos avezes alugo carro pra levar pro colégio..culpado e o povo agora bem ai secretário de educação não existe e mandado