Brincadeira do Boi Passa Fogo’ esquenta o São João da Tradição nesta terça-feira em Viana

Chega de saudades! Depois de dois anos sem guarnicê, por conta da pandemia, a rapaziada do Boi Passa Fogo – tradicional brincadeira de Viana – volta com ânimo renovado, com apoio da Prefeitura Municipal e sob a liderança do jovem Júnior Oliveira, filho do saudoso folclorista Zé de Betrone.

Brincadeira junina é realizada anualmente em Viana

Como manda a tradição, o boi segue o ritual de sempre, no dia 28 (terça-feira), véspera do feriado de São Pedro, com a reza para São João na Rua Coronel Campelo, e depois guarnecê e sair na Praça de São Benedito às 12 horas. Ali os algozes já estão preparados com as carretilhas, ou espadas de fogo, para em seguida começar “torrar” o lombo do boi, ao som de tambores, pandeiros matracas, gritos e apitos.

Segundo Júnior Oliveira, presidente da Associação Folclórica Boi Passa Fogo, é estritamente proibido jogar bombas. “É pra apontar as carretilhas apenas no lombo do boi, para preservar a integridade física d pessoa que dança debaixo do boi”. “Não serão permitidos artefatos pesados, como bombas de pavio ou outro explosivo que coloque em risco a integridade dos brincantes”, assevera.

A Polícia Militar se fará presente durante o trajeto para garantir a segurança do percurso até o auge da brincadeira, na Rua Dom Hamleto de Angelis, centro da cidade.

Continue lendo AQUI


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *