Grupos folclóricos de São Bento, Matinha e Penalva são selecionados para o Pátio Aberto 2022

O Centro Cultural Vale Maranhão anunciou nesta sexta-feira (27) o resultado do edital Pátio Aberto para o ano de 2022. Foram contemplados 50 projetos de 12 cidades maranhenses, inclusive da Baixada, sendo 27 apresentações de cultura popular, 14 shows, 4 oficinas, 4 espetáculos de artes cênicas e 1 evento.

Grupos da Baixada estão entre os 50 selecionados

Mais uma vez, o número de inscrições bateu o recorde das edições anteriores. Foram 883 propostas recebidas, um aumento de 27% em relação a 2021. Além disso, foram inscritos projetos de 53 cidades maranhenses, nove a mais do que o ano passado.

Entre os selecionados estão o Boi de Matraca Rei de Ouro (São Bento), Tambor de Crioula Renovação de São Benedito (São Bento), Associação Folclórica Ventura Soares (Matinha), Bumba Meu Boi Estrela de Ouro e Meia Légua Em Ação – Sociedade Cultural Estrela de Ouro (Matinha) e Grupo de Bumba Boi União do Povo (Penalva).

Os projetos contemplados vão compor a programação do CCVM a partir de junho de 2022, que pode ser acessada no site www.ccv-ma.org.br, no Instagram @centroculturalvalemaranhao e no canal do Youtube da instituição: www.youtube.com/centroculturalvalemaranhao. São oficinas, cursos, exposições, shows, espetáculos de teatro, mostra de cinema etc. disponíveis de forma gratuita para o público.

A lista completa das 50 atrações selecionadas pode ser vista AQUI.

O edital

O Centro Cultural Vale Maranhão é um espaço cultural mantido pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o objetivo de contribuir na democratização do acesso à cultura e valorização das mais diversas manifestações e expressões artísticas da região.

O iniciativa é destinada à seleção de espetáculos e ações pontuais de artistas e produtores culturais do Maranhão. Tem como foco apresentações e eventos musicais e cênicos, com ênfase nas diversas expressões da cultura popular, de massa e institucional nos seus mais variados gêneros e estilos.

De apresentações de bumba meu boi, passando pelo reggae, à música instrumental, o edital já contemplou artistas de todo estado, capilarizando a distribuição dos recursos e aumentando a permeabilidade das expressões entre as localidades.


Em tempos de desinformação, o Blog do Jailson Mendes reforça o compromisso com o jornalismo profissional, comunitário e de qualidade. Nossa página produz diariamente informações na Baixada Maranhense de forma responsável e que você pode confiar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.