Deu na Folha de SP: série de eventos beneficentes com chef trans de São João Batista, do MA, inicia hoje em São Paulo para apoiar ong

Folha de São Paulo – O complexo gastronômico Eataly São Paulo inaugura nesta nesta quarta-feira (11) uma série de jantares beneficentes sob curadoria da chef Bel Coelho. Os recursos arrecadados com a venda de ingressos serão destinados à ONG Casa Chama, que atua pela qualidade de vida da população trans. O evento conta com a participação de uma participante da cidade de São João Batista, na Baixada Maranhense.

Chefs estarão participando de evento hoje em São Paulo

Serão três eventos durante o ano, tendo a estreia nesta quarta-feira (11), com um menu em cinco tempos assinado por Coelho, Rodrigo Oliveira e Pietra Freitas, chef trans do Maranhão. Em cinco etapas, inclui receitas de Bel Coelho (Cuia Café), José Barattino, Rodrigo Oliveira (Mocotó e Balaio IMS), e trans maranhense Pietra Freitas.

“Um prazer enorme está representado o Maranhão como a primeira mulher trans chef de cozinha e professora do projeto ‘Formado e Cozinhado’ e ser joanina em um grande restaurante, que é o ‘São Paulo Eataly’, junto com Bel coelho Rodrigo mocotó e Zé Baratino chef executivo do Eataly. Sabemos que muitos desafios precisam ser enfrentados neste mundo com relação à diversidade e este é apenas mais um que vamos enfrentar e ser reconhecida fora do Maranhão nos ajuda nessas batalhas diárias”, comentou Pietra, acrescentando o apoio tido pela prefeitura de São João Batista.

Poderão ser saboreados de aperitivo o bolinho de risoto e pimenta-de-cheiro e peixe branco do dia cru. Em seguida, Pietra expede os chips de tapioca com cuxá de antepasto. Responsável pelo primeiro prato, Bel faz a pescada-amarela com farinha d’água, feijão-manteiguinha e tucupi. É Oliveira que em encerra as receitas salgadas com o xerém de milho caipira, galinha, granola de milho e quiabo. Barattino põe o ponto final como merengue de limão.

Os ingressos para o evento podem ser adquiridos pela plataforma Sympla e têm preço individual de 485 reais com harmonização com bebidas. A renda obtida com a venda será doada à Casa Chama, que “enfrentou sérios momentos de crise nos últimos dois anos, correndo o risco de fechar suas portas em diversas ocasiões”, informa a organização do evento.

“Até este momento, não tive a oportunidade de contribuir diretamente com a causa trans, que precisa de enorme atenção e de projetos consistentes de grandes marcas com o objetivo real de fazer a diferença. Poder conduzir este trabalho em conjunto com o Eataly, auxiliando na organização dos jantares beneficentes e acionando chefs renomados da nossa gastronomia, tem sido uma experiência muito gratificante. Trazer para este primeiro jantar a chef Pietra Freitas e dar visibilidade ao seu lindo trabalho é um primeiro passo na trajetória que planejamos percorrer durante este ano. A Casa Chama é uma organização com pessoas maravilhosas e que batalham por direitos básicos a uma parcela da sociedade vítima da ignorância e violência”, diz a chef Bel Coelho.

Os próximos jantares estão previstos para junho, na campanha de Dia dos Namorados do Eataly, e setembro, na abertura do Festival São Paulo Gastronômica. A parceria prevê outras ações para valorizar a causa. Entre eles, workshops de gastronomia e empreendedorismo para participantes e beneficiários da ONG e vagas de emprego exclusivas para este público. “A diversidade é uma questão fundamental para o Eataly”, diz Luigi Testa, CEO do Eataly Brasil.

Pietra Freitas

Pietra tem 24 anos, é formada em Gastronomia e atualmente trabalha no ‘Casa Braseiro’, no bairro Olho D’água, em São Luis. Ela é natural da cidade de São João Batista, na Baixada Maranhense. Ela participa do programa ‘Formando e Cozinhando’, com participação em vários festivais pelo Brasil. Clique AQUI e siga ela no Instagram.

Pietra é natural de São João Batista

Em tempos de desinformação, o Blog do Jailson Mendes reforça o compromisso com o jornalismo profissional, comunitário e de qualidade. Nossa página produz diariamente informações na Baixada Maranhense de forma responsável e que você pode confiar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.