Estudante da cidade de Pedro do Rosário ganha medalha de ouro e fica em primeiro lugar do MA na 16ª OBMEP

Um estudante da cidade de Pedro do Rosário, na Baixada Maranhense, ficou em primeiro lugar no Maranhão na 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, nível 2. O resultado saiu no último dia 18 e outros alunos de diversas cidades da região foram premiados com medalhas de prata, bronze e menções honrosas. A Secretaria Municipal de Educação divulgou nota parabenizando os premiados da cidade.

Estudante de Pedro do Rosário ganhou Medalha de Ouro

A medalha de ouro foi conquistada pelo aluno Álex Luciano Marques Morais, de 14 anos e estudante do Centro Educacional Raquima Martins, da Rede Pública Municipal de Pedro do Rosário. No mesmo nível, um aluno da cidade de Formosa da Serra e outro de Água Doce do Maranhão completaram o quadro de medalhas de ouro no estado, além de um da cidade de São José de Ribamar, que foi classificado como o primeiro colocado, no nível 1.

As explicações para o êxito do aluno pedrorrosariense remonta à 1ª fase da OBMEP 2019, quando Álex Luciano, então com 12 anos e no 6º ano do Ensino Fundamental, foi o aluno que mais pontuou na prova da Olimpíada a nível municipal. Álex passou para a 2ª fase e começou a estudar na semana seguinte sob a supervisão do seu pai Alekson Morais, professor de matemática da rede de ensino em Pedro do Rosário, e utilizando os bancos de questões disponíveis no site da Olimpíada, além das provas de anos anteriores.

Quando saiu o resultado a surpresa foi grande, veio a sua primeira medalha na competição, uma medalha de bronze na 15ª edição da OBMEP. O Maranhão teve 4 medalhistas de ouro, sendo apenas um aluno do nível 1 (6 e 7 anos do Ensino Fundamental), e três alunos do nível 2 (8 e 9 anos do Ensino Fundamental). Dos três medalhistas de ouro do Estado, o aluno pedrorrosariense foi o primeiro colocado em ordem decrescente de pontuação, conforme divulgação no site da OBMEP, segue link AQUI.

Vale mencionar que nesta edição da OBMEP participaram 17.774.636 alunos e 53.374 escolas em todo o Brasil. Diante desses números o aluno do C. E. Raquima Martins, Álex Luciano, ficou na posição 65 do ranking nacional dos medalhistas de Ouro. O município da Baixada também se destacou com a aluna Ádylla Samy Ferreira, também do C. E. Raquima Martins, que foi contemplada com Menção Honrosa pelo seu excelente desempenho com o resultado obtido no Nível 1. Pedro do Rosário também foi reconhecido a nível nacional pela premiação e Menção Honrosa concedida ao professor da mesma escola, Alekson Morais.

Conquistas como essas, devem com toda certeza serem frutos de muito esforço e dedicação dos alunos, que são os protagonistas dessa competição, bem como de todo o comprometimento da Instituição Escolar por promover e proporcionar condições de qualidade ao seu corpo docente e discente. Estudantes de diversas outras cidades da Baixada Maranhense ganharam premiações nas categorias prata, bronze e menção honrosa. A lista completa pode ser acessada AQUI.

OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. As informações são do Blog do Alekson Morais.


Em tempos de desinformação, o Blog do Jailson Mendes reforça o compromisso com o jornalismo profissional, comunitário e de qualidade. Nossa página produz diariamente informações na Baixada Maranhense de forma responsável e que você pode confiar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.