Gestores da Baixada Maranhense dialogam sobre a Política de Igualdade Racial na região

A Secretaria de Estado da Igualdade Racial (SEIR), promoveu, na quinta-feira (19), um encontro regional com os gestores municipais da Política de Igualdade Racial e de Assistência Social da Baixada Maranhense, na cidade de Pinheiro.

Encontro foi realizado em Pinheiro

Participaram representantes dos municípios de Turilândia, Santa Helena, Pinheiro, Presidente Sarney, Palmeirândia, Bacurituba, Cajapió, São Vicente Férrer, Olinda Nova do Maranhão, São Bento, Peri-Mirim, além das prefeitas Conceição Cutrim (Olinda), Valéria Castro (Presidente Sarney) e Letícia de Sibá (Bacurituba).

No encontro, foram apresentadas as ações da política de igualdade racial desenvolvidas pelo Governo do Estado, no âmbito dos programas coordenados pela SEIR, como o Programa Maranhão Quilombola (PMQ), Programa de Fortalecimento Étnico (PFE) e o Programa de Matriz Africana (PMA).

Como principal destaque, durante a reunião, o secretário de Estado da Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, pontuou as principais estratégias de ação do PMQ: as Rotas Quilombolas, a Caravana Quilombola e o Selo Quilombos do Maranhão, com funções estruturantes para o desenvolvimento social, econômico e produtivo dos quilombos maranhenses.

“Mantemos o diálogo com os gestores de políticas de Igualdade racial, prefeitos e prefeitas, com movimentos sociais e sociedade civil e, a partir desses debates, vamos instituir essa nova estratégia de desenvolvimento voltado para as comunidades quilombolas, para essa região que é muito importante à população negra do Maranhão”, afirmou Gerson Pinheiro.

Para a prefeita de Olinda Nova, Conceição Cutrim, a nova rota vai ser fundamental no cuidado e atenção junto às comunidades quilombolas: “É de suma importância, pois sem essas parcerias para a realização de políticas públicas com o Governo Estadual através da Seir, fica tudo mais difícil. Acredito que possamos focar no fortalecimento étnico dos quilombolas, e sei que com a Rota Quilombola poderemos obter novas conquistas para as nossas comunidades”, disse.

Como encaminhamento do encontro regional, foi pactuada a criação de um grupo institucional de trabalho para aprofundar o debate e propor estratégias para beneficiar as comunidades quilombolas da região. Além disso, foi apresentada a proposta de criação da Rota Quilombola da Região, que será submetida à aprovação no próximo encontro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *