Nesta segunda-feira (13), o Tesouro Nacional bloqueou repasses do Fundo de Participação do Município para diversas cidades do Maranhão, incluindo o município de Penalva, na Baixada Maranhense. Esta é a segunda vez que os recursos da cidade são bloqueados.

Além de Penalva, que é governada por Ronildo Campos, os municípios de Altamira do Maranhão, Cidelândia, Itinga do Maranhão, Lajeado Novo, Santa Filomena e Santo Amaro também tiveram seus FPMs bloqueados por irregularidades em alimentação de sistema ou prestações de contas.
Segundo dados do Siafi (Sistema Integrado de Administração Financeira) do Governo Federal, elas tiveram o FPM bloqueados pela SRF (Secretaria da Receita Federal), nesta segunda-feira. Até que regularizem a situação junto à SRF, as gestões municipais ficarão impedidas de usar o recurso.
Lembrando que boa parte dos municípios brasileiros, e no Maranhão não é diferente, sobrevivem devido ao FPM e o bloqueio desses recursos podem deixar algumas cidades em situações extremamente complicadas. O blog tentou conversar com o prefeito de Penalva, que disse desconhecer a informação.
Vejam a lista…
Eita penalvam que não tem jeito
Alguém botou a mão no jarro….e a deixou por lá.