Zilda Cantanhede toma posse como presidente da Academia Matinhense de Ciências, Artes e Letras

A professora Maria Zilda Cantanhede assumiu a presidência da Academia Matinhense de Ciências Artes e Letras (AMCAL), intitulada Casa ‘Astolfo Serra’. O evento de posse foi realizado na Arena Mix, no último sábado (28).

Professora Zilda Cantanhede assumiu a presidência da AMCAL

A solenidade contou com a participação da prefeita Linielda de Eldo; do vice-prefeito Narlon Silva; do prefeito de Viana, Carrinho Cidreira; dos vereadores da cidade e convidados como o vereador de São Luis, Raimundo Penha; da presidente da Câmara Municipal de Cajapió, Dorinha Barros; do padre Joaquim Alves; além de moradores e familiares dos membros da academia.

Zilda ficará no comando da instituição cultural até 2023 e tem como companheiros de diretoria os acadêmicos Maria Madalena Nascimento Pereira (vice-presidenta); Valdemir Santos Amaral (primeiro-secretário), Simão Pedro Amaral (segundo-secretário), José Antônio Cutrim Júnior (tesoureiro) e Manoel Santana Cãmara Alves (direção de publicação e comunicação). O Conselho Fiscal é formado por Carlos César Silva Brito, Edleuza Nere Brito de Souza e Alan Rubens Silva Sá.

Após ser empossada, a professora deu o tom da nova diretoria. “Meus excelsos agradecimentos a César Brito, eterno presidente da AMCAL, em nome de quem parabenizo toda a Diretoria. Boas vindas aos novos acadêmicos, cujos perfis engrandecerão muito mais a Casa Astolfo Serra. Agradeço aos confrades e confreiras pela votação unânime a qual me conduziu à presidência. Juntos faremos uma gestão compartilhada”, comentou.

Zilda Cantanhede também agradeceu aos seus colegas. “Aos membros da Diretoria meus agradecimentos especiais, por aceitarem estar comigo nestes nestes próximos e prósperos dois anos. Somos cônscios de tamanha responsabilidade, bem como temos a convicção de que podemos contar com o apoio de cada um dos nobres confrades e confreiras”, finalizou.

Novos membros

Além da posse da nova diretoria, três novos membros foram empossados para a academia. Sâmia Adjana Amaral Cantanhede Almeida, Hans Myller Silva Cutrim e José Evandro Costa Cantanhede, que ingressaram na instituição, fundada em 2017, sob a presidência de César Brito.

Formação

Maria Zilda Costa Cantanhede nasceu no povoado Santa Isabel, zona rural da cidade de Matinha MA, e é filha da professora Pedrolina Costa Cantanhede e Justino Paiva Cantanhede, já falecidos. Tem formação acadêmica em Letras e Filosofia, especialista em Linguística; Educação do Campo e Educação Pobreza e Desigualdade Social, pela Universidade Federal do Maranhão –UFMA.

Já foi secretária de Juventude, Mulheres e Educação da cidade e chegou a assumir a Secretaria Adjunta de Educação do Governo do Maranhão. Hoje é Gestora Geral do IEMA – Unidade Plena São Vicente Férrer. É cronista, revisora de textos, projetista, articulista, tem artigos sobre evasão escolar publicado pelo Ministério da Educação – MEC, em 2020 e tem crônicas publicadas em antologias.

2 respostas para “Zilda Cantanhede toma posse como presidente da Academia Matinhense de Ciências, Artes e Letras”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *