Gestores de São Vicente, Cajapió, São Bento, Palmeirândia, Bacurituba e outros dialogam sobre a Política de Igualdade Racial

O Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Igualdade Racial (SEIR), promoveu, na quinta-feira (19), um encontro regional com os gestores municipais da Política de Igualdade Racial e de Assistência Social da Baixada Maranhense, na cidade de Pinheiro. Participaram representantes dos municípios de Turilândia, Santa Helena, Pinheiro, Presidente Sarney, Palmeirândia , Bacurituba, Cajapió, São Vicente Férrer, São Bento, Peri-Mirim.

Gestores da Baixada

No encontro, foram apresentadas as ações da política de igualdade racial desenvolvidas pelo Governo do Estado, no âmbito dos programas coordenados pela SEIR, como o Programa Maranhão Quilombola (PMQ), Programa de Fortalecimento Étnico (PFE) e o Programa de Matriz Africana (PMA).

“Estamos vendo o esforço e dedicação do Governo do Estado, através da SEIR, realizando ações voltadas aos povos quilombolas, com olhar especial às famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. Estamos à disposição para ser um braço forte no apoio ao que está sendo feito”, destacou a secretária dos Direitos Humanos, Família e Mulher do município de Pinheiro, Bianca Machado, conhecida como Bianca do Social.

Como principal destaque, durante a reunião, o secretário de Estado da Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, pontuou as principais estratégias de ação do PMQ: as Rotas Quilombolas, a Caravana Quilombola e o Selo Quilombos do Maranhão, com funções estruturantes para o desenvolvimento social, econômico e produtivo dos quilombos maranhenses.

“Mantemos o diálogo com os gestores de políticas de Igualdade racial, prefeitos e prefeitas, com movimentos sociais e sociedade civil e, a partir desses debates, vamos instituir essa nova estratégia de desenvolvimento voltado para as comunidades quilombolas, para essa região que é muito importante à população negra do Maranhão”, afirmou Gerson Pinheiro.

Como encaminhamento do encontro regional, foi pactuada a criação de um grupo institucional de trabalho para aprofundar o debate e propor estratégias para beneficiar as comunidades quilombolas da região. Além disso, foi apresentada a proposta de criação da Rota Quilombola da Região, que será submetida à aprovação no próximo encontro.

Uma resposta para “Gestores de São Vicente, Cajapió, São Bento, Palmeirândia, Bacurituba e outros dialogam sobre a Política de Igualdade Racial”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *