Júlio Mendonça e outras lideranças da Baixada destacam inauguração do prédio e ampliação de cursos da Uema em São Bento

Diversas lideranças da Baixada Maranhense destacaram a entrega do Campus da Universidade Estadual do Maranhão em São Bento. A entrega foi realizada nesta sexta-feira (06), pelo Governo do Estado, que investiu cerca de 14 milhões na obra.

Uema foi oficialmente entregue aos moradores da Baixada

Entre as lideranças que destacaram a inauguração foi o presidente da Agerp, Júlio Mendonça, que participou da solenidade de entrega. ‘Eu que sou Baixadeiro e sou egresso da UEMA, fico muito emocionado por saber o quão importante é a existência de uma Universidade Estadual bem estruturada na região. São diversas oportunidades no mercado de trabalho, mudança positiva na vida e enriquecimento de conhecimento para a população’, destacou.

Com um complexo de sete prédios, o campus da UEMA está localizado na MA-014, s/n, no bairro Alegre, e vai garantir o ensino superior ao município e cidades adjacentes da região. A unidade tem foco no desenvolvimento regional e já oferta cursos nas áreas de gestão ambiental, tecnologia de alimentos, fruticultura, computação e de serviços públicos.

A estrutura possui biblioteca com setor administrativo, auditório para cerca de 350 pessoas, 10 salas de aula, cinco salas administrativas, quatro laboratórios, alojamento para professores com seis apartamentos e sala administrativa, alojamento para estudantes com dois dormitórios coletivos e laboratório de alimentos com quatro salas de aula. O auditório da instituição homenageia Sálvio Dino – advogado, político e pai do governador Flávio Dino.

Presente no evento, o assessor da Secap, Luiz Everton, disse que a Uema em São Bento aproxima a educação dos moradores da região e fortalece o apoio que o governador tem dado à Baixada Maranhense. “Esta é mais uma obra de grande relevância para todos os moradores da nossa região”, disse o o assessor, que estava ao lado dos vereadores de São João Batista, Tales Pinheiro, Tonho Dominici e Ivonaldo da Farmácia.

Na ocasião, Flávio Dino lançou assinou o Termo de Autorização do Processo de Criação do Curso de Direito e do Termo de Implantação do Programa de Formação Docente em Licenciatura para Quilombolas. “Só tem a ganhar a sociedade, os empresários e, principalmente, os futuros estudantes que terão na UEMA a possibilidade da construção de uma vida melhor e com chances de trabalho”, disse o reitor da Uema, Gustavo Costa.

O reitor ainda anunciou que, para o próximo ano, o campus terá ainda os cursos de Letras, Pedagogia, Gastronomia, Física, Ciência Sociais, tanto na modalidade presencial, quanto à distância. No total serão cerca de 400 novas vagas, ofertadas no próximo vestibular da Instituição. Anfitrião do momento, o prefeito da cidade onde o polo fica localizado, Dino Penha, disse que São Bento e região ganham um grande incentivo à educação superior e que isso fortalecerá a região. “Esse é o sonho de todos nós, que hoje se torna realidade”, declarou.

A Diretora do Campus, Adelia Waquim, destacou que esse foi um momento e muito esperado. “Recebemos hoje o nosso Campus graças ao esforço do nosso reitor, além de novos cursos, beneficiando não só as pessoas daqui, mas de toda a baixada maranhense. Continumos trabalhando para trazer mais cursos. Então, que a população aproveite, a oportunidade está sendo essa”, enfatizou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *