Em São Bento, prefeito e governador entregam Uema, Farol do Saber, kits, alimentos e anunciam construção de policlínica, poços e ruas

Um conjunto de obras foi inaugurado e anunciado nesta sexta-feira (06) pelo prefeito de São Bento, Dino Penha, e o governador do Maranhão, Flávio Dino. Durante a agenda, eles entregaram obras nas áreas da educação e esportes e anunciaram novas ações no setores da saúde, infraestrutura e saneamento básico.

Dino Penha e Flávio Dino inauguraram e anunciaram diversas obras em São Bento

Foram inaugurados o campus da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), uma biblioteca Farol do Saber, além da entrega de cestas de alimentos, fardamentos, vacinação em massa, dentre outros benefícios para a população do município. Com um complexo de sete prédios, o campus da UEMA está localizado na MA-014, s/n, no bairro Alegre, e vai garantir o ensino superior ao município e cidades adjacentes da região. A unidade tem foco no desenvolvimento regional e vai oferecer cursos nas áreas de gestão ambiental, tecnologia de alimentos, fruticultura, computação e de serviços públicos.

A estrutura possui biblioteca com setor administrativo, auditório para 268 pessoas, 10 salas de aula, cinco salas administrativas, quatro laboratórios, alojamento para professores com seis apartamentos e sala administrativa, alojamento para estudantes com dois dormitórios coletivos e laboratório de alimentos com quatro salas de aula. O auditório da instituição homenageia Sálvio Dino – advogado, político e pai do governador Flávio Dino; além de lançamento do curso de Direito e do Programa de Formação em Licenciatura para professores quilombolas.

Durante a entrega, o governador Flávio Dino pontuou que o investimento na estrutura física da UEMA vai significar oportunidades para milhares de jovens de São Bento e municípios vizinhos. “Um conjunto de obras que marcam a parceria com a gestão municipal, comandada pelo prefeito Dino Penha. Investimos em todas as políticas públicas e tivemos um olhar especial esse ano para a educação, além de programas para a juventude e na área do meio ambiente”, frisou.

Na ocasião, o governador anunciou a recuperação de vias na cidade e a implantação de uma unidade da Policlínica, com obras iniciando em setembro. O prefeito de São Bento, Dino Penha, reforçou a parceria firmada entre o Governo do Estado e a prefeitura, onde também entregaram diversas obras e anunciaram novos investimentos para o município. “Nossa cidade vive hoje um novo momento, em que o Governo e a prefeitura alinham suas estratégias, com inaugurações e ordens de serviços, para melhorar a vida de nosso povo”, declarou.

Nesse mesmo sentido, o secretário de estado da Educação comentou a visita de Flávio Dino. “O governador contempla a cidade de São Bento com uma escola em tempo integral totalmente reformada, um Farol da Educação e essa expansão magnifica da UEMA, com anúncio de novos cursos superiores. Tivemos a notícia que quase 80% dos estudantes que ingressaram na UEMA são da escola pública. São notícias maravilhosas para São Bento, toda a região e para o Maranhão”, destacou.

O reitor da UEMA, Gustavo Costa, ressaltou a importância do curso de Direito para o município e região da Baixada Maranhense. “Era uma demanda antiga do município e cidades vizinhas”, pontuou Gustavo Costa. O reitor anunciou que, para o próximo ano, o campus terá ainda os cursos de Letras, Pedagogia, Gastronomia, Física, Ciência Sociais, tanto na modalidade presencial, quanto à distância e, ainda, o programa de Formação de Docentes para as Comunidades Quilombolas que terá turma especial em São Bento. Os cursos representam a abertura de aproximadamente 480 novas vagas no ensino superior estadual.

O governador inaugurou ainda em São Bento, o Farol da Educação Dom Felipe Conduru Pacheco. No momento, Flávio Dino recebeu das mãos de Dilcineia Dutra uma das artes produzidas pelo filho, Josias Sodriel, de 14 anos. O jovem, que morreu afogado em 2014, foi vencedor do Prêmio de Artes para Livros de São Bento. Uma de suas artes publicadas foi pintada na entrada do Farol do Saber.

A agenda contou ainda com entrega de seis kits esportivos e fardamentos do programa Jovem Trabalhador – Eixo Jovem Ambiental; assinou ordem de serviço para construção de dois poços do programa Maranhão Quilombola nos povoados Santo Antônio e Buritizal; e firmou Acordo de Cooperação Técnica para implantação da plataforma Maratoninha Maker, que ensina robótica online e capacitação de professores da rede municipal.

Uma resposta para “Em São Bento, prefeito e governador entregam Uema, Farol do Saber, kits, alimentos e anunciam construção de policlínica, poços e ruas”

  1. O que Mecinho com sua primeira dama fazem em interior dos outros??? Acho que eles deveriam procurar fica em SJB é melhorar a cidade como sí, sjb ta cheio de buraco a estrada que vai pra santana nem de bicicleta n se pode mais ir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *