Festa do Divino Espírito Santo mantém tradição viva durante o mês de julho em São João Batista; vejam as fotos e vídeos

A Festa do Divino Espírito Santo tem se mantido firme durante todos os anos na cidade de São João Batista, mesmo com o avanço da pandemia. Durante o mês de julho, a festa teve mais uma edição, organizada na Rua Nova, sob o comando do mestre de cultura e pai de santo Jociel Costa, conhecido popularmente como Pinto.

Festa realizada na Rua Nova mantém tradição há vários anos

Ao som de grandes caixeiras conhecidas há vários anos nestas festas, como Dona Maria de Bigurrilho, Maria Vitória, Dona Tereza, Dona Betuca, Dona Dijo, Bona Bertolina, Dona Ana e tantas outras, o Divino Espírito Santo tem marcado gerações, passando de pai para filho, e conquistando mais adeptos.

No último dia 12, o evento foi organizado através da tenda Fraternidade Umbandista ‘Aldeia do Caboclo da Ilha e Pena Branca’, sob o comando do pai de santo Pinto. O movimento saiu pelas ruas do município, fazendo apresentações em locais simbólicos como a Praça da Matriz e Igreja Católica, e com encerramento com tambor de mina.

Destaque para a decoração, liderada pelo estilista e decorador Now Pinheiro, e para as jovens garotas que fazem parte do ritual secular do Divino Espírito Santo, entoadas pelas belas roupas imperiais. “É um conjunto de pessoas, caixeiras, bandeiras e as garotas que participam, além dos moradores. É uma festa bonita, que mantemos como tradições em nossos festejos”, comentou Pinto.

Reconhecimento

Como reconhecimento dessa tradição, o Centro Cultural Vale Maranhão aprovou o projeto ‘O canto, o bailado e a batida das Caixeiras do Bambaê de São João Batista’, que mostra as caixeiras de São João Batista se apresentando por meio do edital ‘Ocupa CCVM’, gravado no mês passado na tenda umbandista, com ajuda do antropólogo João Damasceno. Além disso, a tenda distribuiu dezenas de cestas básicas para seus fieis, através do seu coordenador e pai de santo Pinto.

Vejam as fotos e vídeos…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *