Vídeo do grupo de Caixeiras do Bambaê de São João Batista será exibido amanhã pelo Centro de Cultura Vale do Maranhão

O Centro Cultural Vale Maranhão traz cultura popular para o fim de semana, de forma virtual. Na sexta-feira, 16, pelo Ocupa CCVM, será exibida a apresentação ‘O canto, o bailado e a batida das Caixeiras do Bambaê de São João Batista’, gravado no mês passado no município.

Vídeo produzido pelo CCVM será exibido amanhã / Fotos: João Damasceno

A dança de roda é acompanhada da tradicional batida das caixas do Divino Espírito Santo e é conhecida como Forró de Caixeira ou Bambaê de Caixa. Vem diretamente de São João Batista, com canções contagiantes e momentos de devoção e emoção.

O projeto, selecionado para ser exibido, foi coordenado pelo antropólogo João Damasceno, natural do município, e destaca as ações realizado pelo mestre de cultura e pai de santo Jociel Costa, conhecido popularmente como Pinto, da região da Rua Nova.

“No município, essa tradição vem sendo mantida através das caixeiras que participam de diversos Festejos do Divino, que acontecem anualmente em comunidades rurais e, principalmente, na Rua Nova, onde as mulheres da Família Freitas, comandam essa tradição secular. Precisamos dar mais atenção às estas pessoas e a estes movimentos”, comentou João Damasceno.

Ele também informou que além dessa exibição na internet amanhã, ele e o grupo estão organizando um encontro com as caixeiras, nos próximos meses, onde haverá exposição de fotografias, debates, a reapresentação do documentário e lançamento de um livreto em formato digital (e-book).

Onde assistir?

A atração pode ser assistida a partir das 19 horas desta sexta-feira, 16, no Facebook do jornalista e blogueiro Jailson Mendes ou no canal da instituição no Youtube – www.youtube.com/centroculturalvalemaranhao

3 respostas para “Vídeo do grupo de Caixeiras do Bambaê de São João Batista será exibido amanhã pelo Centro de Cultura Vale do Maranhão”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *