Em parceria com Hemomar, prefeitura e bombeiros civis realizam amanhã campanha de doação de sangue em São Vicente Ferrer

Nesta quinta-feira, 27, será iniciada uma campanha de doação de sangue na cidade de São Vicente Ferrer. A campanha é uma iniciativa do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), da unidade do Hemonúcleo de Pinheiro, em parceria com a Prefeitura Municipal e o Corpo de Bombeiros Civis da cidade.

Campanha de doação será realizada amanhã em São Vicente

As doações começam a ser coletadas a partir das 8 horas, no Centro de Saúde ‘Ana Campos’. A equipe da Secretaria Municipal de Saúde informa que para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde e estar enquadrado nos requisitos.

O doador precisa ter entre 16 e 69 anos; estar alimentado, por isso evite alimentos gordurosos e aguarde até 2 horas para doar; pesar no mínimo 50 quilos, estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas) e apresentar documento original com foto, como Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social.

Pessoas com menos de 18 anos precisam estar acompanhadas dos responsáveis ou com formulário de autorização e pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue alguma vez antes dessa idade. As autoridades de saúde também recomendam que quem tomou a vacina Coronavac só pode doar sangue 48 horas depois de aplicar a vacina, e quem tomou a vacina Astrazênica só poderá doar sangue 7 dias após a administração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *