A Lua Cheia de abril de 2021 reservou uma grata surpresa a alguns dos principais caçadores de pororocas do Brasil. O fenômeno da Superlua acabou por produzir as maiores e melhores ondas já registradas na Pororoca do Rio Mearim, no município de Arari, no Maranhão.
Séries de até 3m de altura em bancadas que chegavam a durar mais de 10 minutos cada, fizeram a alegria de nomes conhecidos como Noélio Sobrinho, Marcelo Bibita, Gilvando Júnior, além da nova geração de surfistas que vem surgindo em Arari.
E já no primeiro dia de ação a pororoca da superlua mostrou todo o seu potencial. Ainda sob a luz da lua, por volta das 4h da madrugada, chegamos ao Curral da Igreja, local de partida para o encontro com as ondas. Dali, após a preparação dos equipamentos, pegamos os jet skis e as bananas boats e seguimos para as bancadas mais distantes para buscar a onda o mais longe possível e assim garantir o surfe em pelo menos cinco bancadas.
Nessa hora a experiência faz toda a diferença, pois, no primeiro dia, quando a onda chega, não dá pra saber exatamente onde vai formar a parede, a melhor parte da onda, já que a onda muda continuamente a cada lua. E apesar do primeiro dia costumar ser o menos dos dias, a onda já veio enorme, já com quase 3m, anunciando que nos próximos dias viveríamos uma aventura histórica.
No segundo dia a dinâmica se repete, com a mudança de cerca de mais ou menos 50 minutos, a diferença de tempo de maré de um dia para o outro. Nesse dia a onda veio com tamanho e força nunca antes registrado no Rio Mearim. Na bancada conhecida como Indonésia a onda seguramente atingiu mais de 3 metros de altura, com uma parte formada por uma espuma que mais parecia uma avalanche e outra com uma parede de sonho por minutos a fio.
Leia AQUI o texto na íntegra e vejam todas as fotos…