Jovem de São João Batista faz 980 pontos na redação do Enem, uma das maiores médias do Maranhão

Uma jovem de 23 anos, natural da cidade de São João Batista, pode estar entre as que mais se destacaram na redação do Exame Nacional do Ensino Médio deste ano no Maranhão. Os resultados foram divulgados na segunda-feira, 29, e o tema deste ano pedia que os alunos dissertassem sobre o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira.

Joanina tirou 980 pontos na redação

Ontem o Blog do Jailson Mendes publicou notas de diversos jovens de cidades como São João Batista, Olinda Nova, São Vicente Ferrer, Penalva, Viana e Matinha que conseguiram notas altas, chegando a 940 pontos. Nesta quarta-feira, 31, uma estudante joanina divulgou sua nota, que é uma das maiores do Maranhão.

Trata-se de Layla Luiza Ferreira Pinto, de 23 anos, moradora da cidade de São João Batista. Ela conseguiu tirar 980 pontos na redação. A nota é a maior já registrada desde o início da cobertura que o blog vem fazendo e ainda não tivemos informações de médias superiores a esta nas mediações da cidade.

Filha de Rosiane Serra e Adimaelson Pinto, Layla estudou toda sua vida na própria cidade onde mora em escolas públicas, concluindo o Ensino Médio no Centro de Ensino ‘Acrísio Figueiredo’ em 2014. Ela já fez Enem outras vezes e no ano passado ela conseguiu tirar 940, batendo seu próprio recorde agora. Ao blog, ela disse que vai tentar uma vaga para Medicina nas universidades.

Notas no Brasil

No Enem 2020, dos mais de 2,7 milhões de candidatos que compareceram à prova, 28 tiraram a nota máxima na redação. O balanço foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza a avaliação. No Maranhão, apena sum estudante de Imperatriz tirou a nota máxima. Na edição de 2019, foram 53 notas mil na dissertação; na de 2018, 55.

A queda no número de estudantes com desempenho máximo pode ter relação com a altíssima taxa de abstenção: na edição impressa do Enem 2020, aplicada durante a pandemia, mais da metade dos inscritos faltou. Segundo o Inep, a nota média na redação foi de 588,74 pontos – o índice vai de 0 a 1.000. Do total de candidatos que prestaram o exame, 87.567 (3,22%) tiraram zero na dissertação.

3 respostas para “Jovem de São João Batista faz 980 pontos na redação do Enem, uma das maiores médias do Maranhão”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *