A juíza eleitoral de Penalva, Nivana Pereira, negou um pedido da coligação do candidato do PDT, Edmilson Viegas, para suspender a divulgação da pesquisa DataIlha, que aponta ampla maioria de Ronildo Campos, que deve vencer as eleições no próximo domingo.
Os advogados da coligação disse que a sondagem estaria em desacordo com a legislação e que teria omitido informações como origem de recursos, plano amostra nos bairros pesquisados. Porém, a juíza que julgou o caso negou a tentativa de barrar a pesquisa e manteve a divulgação do levantamento.
Segundo ele, o Instituto DataIlha apresentou a fonte dos recursos para realizar a pesquisa menciona todos os bairros onde os levantamentos foram feitos. “Diante de todo o exposto, não caracterizada a plausibilidade do direito, pois pelo que foi trazido aos autos e por mim verificado no Sistema PesqEle, o instituto representado procedeu conforme orientação da legislação eleitoral, para o devido registro e divulgação de pesquisa eleitoral numero MA–05178/2020”.
Por fim, ele indeferiu o pedido da coligação de Edmilson Viegas e manteve a divulgação da sondagem, feita entre os dias 05 e 07 deste mês. A pesquisa foi divulgada no dia 10 e Ronildo aparece com 54%; Edmilson Viegas 34,6%; Surama Rocha 5,4% e Igor Penalva 1,9%. Na espontânea, Ronildo aparece com 55,1%; Edmilson 37%; Surama 4,5% e Igor Penalva com 1,6% dos votos válidos.