Blitz e serviços de saúde encerram a campanha ‘Outubro Rosa’ em São João Batista

A prefeitura de São João Batista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, encerrou a campanha Outubro Rosa com Blitz e oferecimento de serviços envolvendo vários profissionais de saúde na cidade. A ação foi realizada nesta quarta-feira, 29.

Vários serviços encerraram a campanha em São João Batista

De acordo com o secretário de saúde, Mauro Jorge, a ação foi coordenada pela pasta, mas contou com a participação de vários órgãos como Cras, Creas, Conselho de Saúde e vários outros organismos municipais como a Secretaria Municipal de Assistência Social, com intuito de promover a conscientização sobre o câncer de mama e o câncer de próstata.

Além de uma blitz, que contou com entregas de panfletos sobre o tema da campanha Outubro Rosa, os moradores contaram com consultas médicas com profissionais como psicóloga, fonoaudióloga, fisioterapeuta e serviços como exame citopatológico, aferição de PA, medição de glicemia, testes rápidos e palestras educativas.

A campanha

Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

Durante o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames e muitas até os disponibilizam. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática. O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *