Casado com joanina, morre aos 88 anos Sálvio Dino, pai do governador do Maranhão

O pai do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), Sálvio Dino, morreu na manhã desta segunda-feira, 24, aos 88 anos de idade, vítima da Covid-19.

Sálvio Dino

Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Carlos Macieira, em São Luís, onde deu entrada após contrair Covid-19.  A informação foi confirmada nas redes sociais pelo governador maranhense.

Sálvio Dino Jesus de Castro e Costa tinha 88 anos e era pai, ainda, do procurador da República Nicolao Dino; e dos advogados Sálvio Dino Júnior e Saulo Dino. Ele era casado com Iolete Corrêa Dino, natural de São João Batista, na Baixada Maranhense.

Os dois sempre visitaram a cidade, especialmente o povoado Olinda dos Aranhas. Ele também tinha relação muito próxima com o ex-superintendente de Articulação Política, Luiz Everton, que inclusive foi secretário municipal em João Lisboa, durante a gestão de Sálvio.

Em 2014 ele recebeu o título de cidadão joanino, outorgado pela Câmara de Vereadores do município. Pelas informações passadas ao Blog do Jailson Mendes, ela também foi diagnosticada com o vírus da Covid-19, mas já está recuperada, segundo familiares.

 

Carreira

Sálvio Dino iniciou a carreira política com dois mandatos como vereador em São Luís, entre 1954 e 1962, e foi eleito para dois mandatos de deputado estadual na sequência (1963–1968, 1975–1979). Em 1988, após a redemocratização, Sálvio venceu a disputa para a prefeitura de João Lisboa.

Depois de ser derrotado na candidatura a deputado estadual em 1994, Sálvio Dino foi eleito para o segundo mandato como prefeito de João Lisboa em 1996. Depois disso, o político perdeu as eleições para prefeito em 2000 e 2004. Autor de 13 obras literárias, Sálvio Dino era membro da Academia Maranhense de Letras.

Nota de Falecimento

Dr. Sálvio Dino hoje nos deixou aos 88 anos. Um homem íntegro, honesto, humilde e a quem considero como mestre, mentor político, amigo leal. Só tenho a agradecer pelo prazer de ter aprendido tanto ao seu lado, pela convivência sempre harmoniosa e de muito carinho, e por tudo que fizeste por mim, inclusive sendo meu chefe quando eu ainda era muito jovem.

Dr. Salvio Dino era um apaixonado pela vida, pela democracia, pela literatura e fez da sua trajetória uma grande luta em prol da justiça e daqueles que mais precisam. Tinha um coração enorme, bom e puro, que nele habitava um grande amor pela nossa cidade de São João Batista, e aqui se sentia em casa, foi inclusive condecorado com o título honorário de cidadão joanino.

Hoje foi o último capítulo da sua história de vida, mas os seus ensinamentos e legado ecoarão para sempre.
Que o Senhor Jesus o receba em sua morada eterna.

Obrigado por tudo!

Luiz Everton e Família.

Nota do prefeito de São João Batista

O engenheiro João Cândido Dominici, em nome da sua família consigna Nota de Profundo Pesar pelo falecimento do amigo Sálvio Dino que faleceu, hoje (24-08-2020), no Hospital Carlos Macieira, em São Luís.

Na condição de prefeito do município de São João Batista, faço o mesmo registro lamentável, por considerar que a população que represento tinha grande afeto e respeito pelo ex-deputado que sempre teve ali expressivas votações, por ser reconhecidamente um político que lutava pelo bem estar de todos.

Em nome de todos aqui citados envio, através desta Nota, pêsames à família enlutada, especialmente ao governador Flávio Dino pela irreparável perda, clamando a Deus que os conforte neste momento de dor e de saudade.
Engenheiro João Cândido Dominici
Prefeito de São João Batista – MA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *