Coronavírus: SES diz que suspeitos no MA são apenas 755, mas só em São Bento existem 711 aguardando testes

A Secretaria de Estado da Saúde vem informando, nos últimos dias, que o número de suspeitos no Maranhão são menos de mil. Porém, segundo os boletins das Secretarias Municipais, principalmente na Baixada Maranhense, esse número tá longe de ser real.

Números da SES não batem com os municípios

De acordo com o último boletim, divulgado ontem a noite, 08, o estado tem 755 suspeitos, que são pessoas que estão fizeram o exame e aguardam os resultados. Porém, só na cidade de São Bento existem 711 pessoas nesta mesma condição, como suspeitos, demonstrando uma grande defasagem nos números apresentados pela SES.

Atualmente, a cidade tem o maior número de suspeitos na Baixada Maranhense. Se juntar São Bento com um cidade próxima, como São Vicente Ferrer, os números de suspeitos ultrapassam o quantitativo divulgado pela SES no estado inteiro.

A discrepância também se verifica pelo número de pessoas infectadas na região, que não batem com os números divulgados pelo Governo do Estado. Um exemplo é que no boletim da Secretaria de Estado da Saúde o município de Pinheiro aparece apenas com 345, enquanto o boletim da prefeitura apresenta quase 800 infectados.

O Blog do Jailson Mendes conversou com alguns secretários municipais sobre essa situação. Alguns dizem que o motivo pela defasagem pode ser que esses dados da SES são pessoas que estão aguardando o resultando do exame PCR, enquanto a maioria dos municípios já estão fazendo só testes rápidos.

Outro motivo poderia ser a mudança na metodologia de apresentação dos dados, que o Governo do Estado poderia está informando apenas os suspeitos nas últimas 24 horas ou que os dados repassados à SES podem está demorando chegar ao sistema estadual. O blog enviou pedido de esclarecimento ao Governo Estadual, mas até agora não recebemos retorno.

Uma resposta para “Coronavírus: SES diz que suspeitos no MA são apenas 755, mas só em São Bento existem 711 aguardando testes”

  1. Demora semanas pra atualizar na ses, se tivessem atualizando junto com os números das prefeituras em tempo real acho que teria quase o dobro de confirmados no estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *