Penalva e Cajapió lideram ranking sobre divulgação de despesas com a pandemia na Baixada Maranhense

Um levantamento feito pelo Blog do Jailson Mendes nos Portais de Transparência de quase 20 cidades da Baixada Maranhense mostra que as prefeituras de Penalva e Cajapió lideram a lista de divulgação de despesas com a pandemia provocada pelo Coronavírus.

Poucas prefeituras da região divulgam despesas com a pandemia

A pesquisa foi feita nos sites listados pelo Tribunal de Contas do Estado, que divulga a cada três meses a situação dos portais da transparência de cada cidade. Além disso, o ranking foi feito de acordo com a quantidade de despesas divulgadas pelas prefeituras nas cidades pesquisadas.

O levantamento foi feito nos sites das prefeituras de Pinheiro, Cajapió, Matinha, Bacurituba, Penalva, São João Batista, Vitória do Mearim, Olinda Nova do Maranhão, São Vicente Ferrer, Viana, Arari, Palmeirândia, Pedro do Rosário, Cajari e São Bento.

Algumas destas cidades, como São Vicente Ferrer, não divulgaram links específicos sobre os boletins e nenhuma despesa com a pandemia, muito menos trazem qualquer outra informação sobre o assunto, diferente de Penalva, Cajapió e outras cidades que, além de disponibilizar links específicos, divulgaram praticamente todas as despesas feitas até agora.

O blog fez um pequeno resumo do assunto para cada cidade pesquisada e disponibiliza, ao final, o link de todos eles para os leitores acompanharem.

Penalva – A prefeitura divulga link específico na parte inicial do Portal da Transparência e divulgou 07 despesas diretas com a pandemia. A última atualização sobre o boletim foi feita no dia 04 de junho e tudo pode ser acessado AQUI.

Cajapió – Assim como Penalva, a cidade disponibilizou um link específico para as pessoas acompanharem as despesas com o Coronavírus, chegando também a 07, no total. A prefeitura tem link disponível na página inicial no Portal da Transparência e a última atualização do boletim é do dia dois deste mês. O link direto pode ser acessado AQUI.

São João Batista – O município disponibilizou link específico para acompanhamento da pandemia, mas a única despesa divulgada foi sobre a chamada pública de compra das máscaras. Além disso, o boletim está sem ser atualizado desde o dia 04 deste mês e podem ser acessados AQUI.

São Vicente Ferrer – A prefeitura não disponibiliza link específico no site do órgão e nem divulga nenhuma ação sobre a pandemia até agora. O Portal da Transparência e site da prefeitura pode ser acessado AQUI.

Matinha – A prefeitura, assim como Penalva e Cajapió, cumpre todas as recomendações sobre transparência, disponibilizando link específico e atualização de despesas, mas apenas três destas foram divulgadas até agora. Matinha é a única cidade pesquisada que o boletim epidemiológico está atualizado no site. Para acompanhar, só acessar AQUI.

Olinda Nova do Maranhão – Olinda disponibiliza link específico para acompanhamento, inclusive na página inicial do sítio eletrônico da prefeitura e também divulgou três despesas feitas por conta da Pandemia. O boletim não está atualizado e você pode acessar AQUI.

São Bento – A prefeitura não disponibiliza link específico, mas divulga todos os boletins, com matérias, no site. O município não divulga nenhum despesa feita até agora com o Coronavírus e o site pode ser acessado AQUI.

Viana – A cidade tem link específico, mas só divulgou três despesas feitas até agora sobre a pandemia. O boletim nunca foi atualizado. Veja AQUI todas as informações.

Vitória do Mearim – O site da prefeitura não dispõe de link específico para as ações sobre a pandemia, mas divulga matérias sobre o assunto. Não existe boletim específico divulgado no site, que pode ser acessado AQUI.

Cajari – O município tem link específico sobre o Coronavírus, mas não atualiza os dados epidemiológicos desde o dia 04 de junho. Apenas duas despesas foram divulgadas no site. Acesse AQUI.

Arari – A prefeitura não tem link específico para as informações sobre a pandemia e não foi possível saber quais despesas estão sendo realizadas. O site e o Portal da Transparência podem ser acessados AQUI.

Pedro do Rosário – O site da prefeitura não dispõe de nenhuma informação sobre a pandemia, o boletim não está sendo divulgado, muito menos as despesas em link específico. O site da gestão pode ser acessado AQUI.

Palmeirândia – O site tem link específico, mas a última atualização foi no dia primeiro deste mês, sobre o boletim. Apenas duas despesas foram divulgadas e podem ser acessadas AQUI.

Pinheiro – A prefeitura tem link específico, mas apenas divulga matérias sobre boletins e ações do combate ao Coronavírus. Não foi possível saber quais despesas foram feitas até agora. Vejam AQUI.

Bacurituba – O sítio eletrônico da gestão tem link específico e divulgou três despesas feitas até agora por conta da pandemia. O boletim não é atualizado desde o dia 31 do mês passado. Vejam AQUI.

11 respostas para “Penalva e Cajapió lideram ranking sobre divulgação de despesas com a pandemia na Baixada Maranhense”

  1. Como João Dominici vai comprovar a compra de remédios lavatórios cabines e tudo mais que estão dizendo que compraram?

  2. É necessário que cada leitor desse blog tenha a ciência de em quais municípios foram declarados em estado de calamidade pública, pois aqueles que se encontram nessa situação, não tem a obrigatoriedade de declarar os gastos e divulgarem em seus portais, pois não houve licitações para as aquisições de quaisquer gastos…VER SE APRENDE BLOGUEIRO…POXA!!

    1. Independente de ter declarado estado de emergência, a Lei de Transparência obrigado todo gestor a divulgar gastos públicos. Será que será eu que vou ter que aprender?

  3. Verdade jailson. Até porque se esses gestores se dissem integro não tem motivo para não declarar.por outro lado o dinheiro não é deles.mais quem faz as coisas com honestidade vai declarar sem medo.

  4. Se a existe a lei que desobriga os municípios da obrigatoriedade, então declarar para quer?? É se não houve licitações, pois os municípios estão desabrigados, declarar como, por quer??? Ah, jailson, aí, é querer de mais…Pergunte ao Marcone prefeito de Cajapior, se ele estivesse desobrigado de licitar se ele iria licitar alguma coisa….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *