Em tempo de pandemia, escolas da Rede Estadual pedem ajuda de pais ou responsáveis para intensificar aulas online em São João Batista

As escolas da rede estadual de ensino de São João Batista (Centro de Ensino Acrísio Figueiredo e Deputado José Ribamar Dominici) comunicam que, em virtude da situação atual relacionada aos riscos reais de contaminação do COVID-19, observando as orientações do Ministério da Educação, através das Portarias nº 343 de 17/03/2020 e  nº 345 de 19/03/2020, desde o dia 26 de março, as aulas estão ocorrendo em regime NÃO PRESENCIAL, através de grupos de Whatsapp e de Salas Virtuais(Google Classroom).

Escolas da Rede Estadual continuam com atividades, mas estão tendo dificuldades

As escolas, que se reinventaram nesses últimos dias, investindo nas mais variadas formas para a criação de um colégio virtual, têm oferecido:

  • Compartilhamento de materiais pedagógicos (videoaulas, slides, filmes, livros, etc.);
  • Plantão de dúvidas virtual em grupos de whatsapp;
  • Sala de aula virtual – Google Classroom (algumas disciplinas);
  • Compartilhamento de videoaulas através do Youtube, TV assembleia e rádio Timbira (#fiqememcasaaprendendo),projeto desenvolvido pelo Governo do Estado do Maranhão.

No entanto, apesar dos esforços a fim de que os alunos mantenham uma rotina de estudos, percebemos baixa participação nesse processo de interação virtual. Por um lado, estamos cientes de que muitos deles não dispõem de internet. Alguns moram em áreas sem cobertura telefônica; outros, sequer possuem aparelho celular. Por outro lado, sabemos que um número considerável de estudantes da rede estadual dispõe de todos os instrumentos de interação virtual e, mesmo assim, não acompanham as aulas não presenciais. Muitos visualizam as mensagens dos professores, porém não interagem. Isso dificulta o trabalho docente, desestimula a participação dos demais colegas de turma, além de nos causar enorme preocupação.

Portanto, pedimos, clamamos aos pais e responsáveis que continuem nos ajudando a diminuir a ansiedade dos nossos jovens. Ajudem-nos a manter uma rotina de estudos para os vossos filhos. Deem a eles o apoio necessário para a realização das tarefas propostas pelos professores. Garantam o acompanhamento das aulas on-line e atividades postadas nos grupos de Whatsapp e/ou nas salas virtuais (Google Classroom.

O mais importante agora é cuidar de nós mesmos e dos outros, como temos procurado fazer; continuar estudando; continuar nos adaptando; entender que essa situação é indesejável para todos. Ao mesmo tempo, contudo, essa é uma situação que permite nos aproximarmos mais dos familiares. Permite-nos olhar mais para nossas necessidades as mais variadas, como para as nossas relações. Cuidar dos nossos filhos, cuidar dos nossos pais, dos nossos alunos e professores … essas são algumas das prioridades deste momento… e da VIDA. 

Atenciosamente,

Gestores, supervisora e corpos docentes.

CENTRO DE ENSINO ACRÍSIO FIGUEIREDO E DEPUTADO JOSÉ RIBAMAR DOMINICI

6 respostas para “Em tempo de pandemia, escolas da Rede Estadual pedem ajuda de pais ou responsáveis para intensificar aulas online em São João Batista”

  1. É importante a preocupação dos professores, mas esse é um problema geral. Não acontece só em São João Batista, é no Brasil inteiro. Falta de internet limita a participação dos alunos, num país que a maioria não tem acesso à internet. As vezes nem sinal de televisão chega.

    1. E também tem muitos alunos por aí,que não tem celular, e às vezes o lugar em que moram a Internet não dá, então são diversos outros problemas que dificultam o acesso de nós alunos à essas aulas.

  2. E também tem muitos alunos por aí,que não tem celular, e às vezes o lugar em que moram a Internet não dá, então são diversos outros problemas que dificultam o acesso de nós alunos à essas aulas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *