Prefeitura de Olinda Nova do Maranhão intensifica ações contra a Covid-19 e divulga relatório sobre medidas

A prefeitura de Olinda Nova do Maranhão intensificou as ações de combate a Covid-19. Esta semana iniciou a desinfecção de prédios públicos e lugares que costumam ter aglomerações, com vistas a higienizar e combater o avanço do vírus na cidade.

Ações de desinfecções em locais públicos em Olinda Nova do MA

Foram higienizados locais públicos como praças, secretarias, hospital, feiras, ginásios e demais ambientes do município. Um relatório com as últimas ações feitas pela prefeitura foi divulgado no sentido de melhorar as informações aos moradores e prestar contas do que já foi feito até agora.

O relatório destaca a criação do Plano de Contingência de enfrentamento à Covi-19, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, em março deste ano, com medidas urgentes para minimizar os impactos da pandemia no município. Dentre as medidas já realizadas, foi a decretação de fechamento de atividades não essenciais e a obrigação de uso de máscaras e medidas em comércios.

Além disso, a prefeitura já realizou campanhas, tanto na mídia tradicional, quanto voltada às redes sociais; aquisição de equipamentos de proteção individual (EPI) para profissionais de saúde; treinamento dos profissionais da Estratégia Saúde da Família, do Hospital Municipal e da Vigilância em Saúde sobre as noções básicas de enfrentamento ao Covid-19; e elaboração do Boletim Diário dos casos suspeitos, confirmados, monitorados e curados.

Também houve uma agilidade na organização de uma área de isolamento com compra de equipamentos para o Hospital Municipal de Olinda Nova do Maranhão e Unidades Básicas de Saúde para propiciar as pacientes melhores condições de atendimento, caso ocorra casos suspeitos e/ou confirmados e foram confeccionados materiais informativos para distribuição aos munícipes, cartazes para serem afixados nos pontos comerciais e estabelecimentos públicos e privados, com ênfase nas medidas de higiene respiratória, como lavar constantemente as mãos e contato com pessoas em locais de aglomeração pública; evitar levar as mãos ao nariz e aos olhos; cobrir a boca e o nariz ao espirrar.

O relatório mostrou ainda que foi montada uma força tarefa para aquisição e distribuição de equipamentos de proteção aos profissionais envolvidos nas ações de enfrentamento ao covid-19. Os equipamentos de proteção individuais/EPI’s são entregue regularmente nos estabelecimentos de saúde do município, em consonância as ações do plano de contingência ao coronavírus. Fazem parte do kit de proteção capotes, luvas, máscaras cirúrgicas e álcool em gel 70%.

“São medidas importantes que a nossa gestão vem fazendo contra esse vírus que já infectou dezenas de olindenses. Estamos prestando contas de nosso trabalho para que a população saiba o que estamos fazendo para enfrentar essa pandemia e aproveito para pedir, mais uma vez, que a população respeite as medidas e só sai de casa diante de necessidades extremas”, finalizou Costinha.RELATÓRIO DAS AÇÕES COVID OLINDA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *