Após ter decreto derrubado pela Justiça Federal, prefeito de Viana consulta Fiocruz sobre lockdown

A prefeitura de Viana informou que consultou a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) sobre a possibilidade de decretar lockdown, que é um bloqueio de quase todas as atividades no município. Semana passada, a Justiça Federal derrubou um decreto dele que suspendeu atendimentos na Caixa Econômica.

Magrado durante reunião com equipe do governo

Segundo uma nota divulgada nas redes sociais do governo, uma consulta foi feita à fundação, que é a principal instituição de pesquisa e desenvolvimento em ciências biológicas do Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

A nota diz que Magrado Barros aguarda o retorno para tomar as decisões e afirma que a prefeitura tomará todas as medidas para salvar vidas. No município, até agora, 49 pessoas já tinham testado positivo para o Coronavírus e outras 31 estão na condição de suspeitas.

Em São Luis, a Justiça decidiu pelo lockdown desde o início da semana. ‘Lockdown’ é uma expressão em inglês que, na tradução literal, significa confinamento ou fechamento total. Ela vem sendo usada frequentemente desde o agravamento da pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2).

Embora não tenha uma definição única, o “lockdown” é, na prática, a medida mais radical imposta por governos para que haja distanciamento social – uma espécie de bloqueio total em que as pessoas devem, de modo geral, ficar em casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *