Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde da regional de Viana entregam máscaras e álcool gel a seus filiados

O SINDACS-RV, com sede própria no município Viana-MA, diante da gravidade e avanço do COVID-19, confeccionou máscaras de tecido para os sócios Agentes Comunitários de Saúde dos 12 municípios de (Vitória do Mearim a Palmeirândia).

Materiais foram entregues na semana passada

Observando que tivemos alguns municípios os quais as secretarias de saúde não fizeram a distribuição de EPI’s a estes profissionais, tomamos as providências para fazer a distribuição das máscaras e álcool gel a todos os sócios, somos conscientes que as máscaras de tecido não substitui as originais, porém o MS nos permite fazer uso e esta se tornou a nossa saída para proteger nossos profissionais e as famílias nas áreas e micro áreas que atuam.

Os ACS’s são os profissionais que residem na comunidade, conhece os problemas, dificuldades e sofre junto com a comunidade. O ACS é quem sabe onde tem um especial, idoso domiciliado/acamado no município até no povoado mais distante da cidade, é o ACS que convida um(a) enfermeiro(a), um(a) médico(a) para ir até a casa fazer uma visita. Esses profissionais não iriam sem o ACS porquê não conhecem o município, povoados, estradas, caminhos, não sabem quem são nem onde moram as famílias. O ACS é o amigo da comunidade que se iguala a todos, entra na casa de todos, acompanha pessoas sadias e pessoas com problemas de saúde.

Sem preconceitos os ACS’s abraçam quem tem doenças contagiosas, doenças crônicas, sabe que pode acontecer com qualquer ser humano, não faz excepção de pessoas e tenta ajudar da forma que está ao seu alcance. Sofremos com quem tem Câncer, Hipertensão, Diabetes. ACS é quem se preocupa em buscar todos cadastrados no bolsa família e avisar dia de acompanhamento para não perderem este benefício. Nós precisamos da comunidade e a comunidade precisa de nós.

Queremos que todos fiquem bem. Neste momento de pandemia nos decepcionamos com Gestores que desvalorizam nossa categoria, não reconhecendo nossos valores e nossos direitos. Sindicato não é inimigo de Gestores, nosso intuito é de parceria e juntos ajudarmos a salvar vidas. Meus agradecimentos neste momento é aos Prefeitos q já pagam insalubridade, ao que já paga 13°, Secretários de Saúde, Coordenadores da Atenção Básica que respeitaram e deixaram ACS’s de risco em casa e forneceram máscaras aos demais. Agradeço ao secretário de finanças do SINDACS-RV Reginaldo, ao Vice Delegado Sindical de Viana Zé Pedro, a 1a Secretária Josenira que ajudaram no dia 16/04 na organização e divisão, a todos os Diretores e Delegados do SINDACS-RV que me apoiaram nesta ação. Ascom

Maria da Conceição Pacheco Costa (Concita Costa)

Presidente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *