Professores de Bacurituba realizam protestos a favor de aumento salarial de 12,84%; prefeito aumenta proposta para 7%

Professores da cidade de Bacurituba foram às ruas ontem, 17, cobrar o aumento salarial de 12,84%, como prevê o Ministério da Educação para o piso do magistério. O evento foi organizado pelo Núcleo do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Estado do Maranhão (Sinproesemma).

Professores durante manifestação

O ato foi organizado em frente à escola ‘Lázaro Mendes’ e cobrou que a prefeitura autorize o aumento do piso. Na semana passada, o prefeito tinha enviado um projeto à Câmara de Vereadores propondo o aumento apenas de 5%, sob a argumentação de que o salário já está acima do piso nacional e que o atual governo não tem condições de aumentar salários acima disso.

Agora, após pressão, o prefeito José Sisto enviou uma nova proposta ao Poder Legislativo, com aumento de 7%. Os professores não aceitam e pedem que os parlamentares rejeitem o projeto. Os professores informaram ao Blog do Jailson Mendes que o argumento usado não se sustenta.

O sindicato informou que a receita do Fundeb tem previsão de R$ 5.453.621,29 milhões de reais para 2020 e que, desse percentual, 60% é para pagar professores, o que não impede que o valor seja superior quando houver necessidade orçamentária, segundo a legislação atual.

Vejam as fotos da manifestação…


Em tempos de desinformação, o Blog do Jailson Mendes reforça o compromisso com o jornalismo profissional, comunitário e de qualidade. Nossa página produz diariamente informações na Baixada Maranhense de forma responsável e que você pode confiar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *