Um projeto desenvolvido pela professora Francilda Fonseca Machado, natural da cidade de São Vicente Ferrer, voltou a ficar entre os melhores do Brasil. Desta vez, o projeto ‘Sarilho: a história vira cena’, desenvolvido em uma escola da Rede Pública Municipal de São Bento, ficou entre os 12 melhores projetos do país na primeira edição do Prêmio Professor Transformador.
O prêmio é uma ação desenvolvida pela Base2edu em parceria com o maior congresso de educação básica da América Latina, o Bett Brasil Educar. A iniciativa visa premiar e compartilhar ricas práticas educacionais e o aprendizado em rede, para estimular uma grande e sustentável transformação na educação brasileira.
Lançado para destacar projetos inovadores aplicados por professores da Educação Básica de todo o país, o Prêmio Professor Transformador divulgou em janeiro a lista dos 350 projetos semifinalistas, escolhidos entre os mais de 1200 inscritos nesta primeira edição do Prêmio e agora, nesta nova fase, os organizadores divulgaram a lista dos 12 melhores do país. Vejam AQUI, a lista de todos os projetos selecionados.
O projeto da professora da Baixada Maranhense foi classificado na categoria Ensino Fundamental II, juntamente com outros dois projetos dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Em toda a premiação, apenas o desenvolvido no Maranhão foi selecionado no Nordeste. Uma outra análise definirá quem representará, em Londres, os brasileiros.
Esta não é a primeira vez que a professora se destaca nacionalmente pelo seu trabalho. Em 2019, ele ficou entre as 50 finalistas do Prêmio Educador Nota 10, organizado pela Fundação Victor Civita, em parceria com Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho. “Nós já inscrevemos a nossa iniciativa em vários prêmios e já ganhamos diversos prêmios, mas este aqui consolida nosso trabalho, pois chegamos à final. Representando minha escola querida Santa Bárbara, o povoado Santa Bárbara, São Bento, São Vicente Ferrer, na verdade é a única experiência do Maranhão e única do Nordeste na lista dos 12. A Deus a honra”, comentou a professora dizendo que receberá a premiação em São Paulo.
O projeto
O projeto escolhido foi ‘Sarilho: a história vira cena’, desenvolvido pela disciplina História, comandada pela professora, em São Bento, na Baixada Maranhense. Em uma comunidade rural, remanescente de quilombos, que vive da pesca e da produção de farinha de mandioca, os alunos foram incentivados a estudar a história local formando uma pequena companhia de teatro.
O grupo de crianças de diferentes idades, que participam voluntariamente, escreve e encena suas próprias peças depois de fazer pesquisas sobre o povoado, as casas de farinha e seus equipamentos e entrevistas com os trabalhadores. O teatro é um recurso valioso na medida em que a representação da realidade possibilita o distanciamento necessário para analisá-la de modo reflexivo e por isso a estratégia da professora Francilda é interessante.
Ao planejar suas encenações, a turma pode despertar para a importância do cotidiano, percebendo que o indivíduo faz história enquanto vive. Além disso, desenvolveu um sentimento de pertencimento, identidade e valorização de aspectos históricos de São Bento, dos sujeitos locais e da influência de culturas como a negra e a indígena’, de acordo com o release divulgado pelo projeto.
O prêmio
O Prêmio Professor Transformador é uma ação desenvolvida pela Base2edu em parceria com o maior congresso de educação básica da América Latina, o Bett Brasil Educar. Com esta iniciativa objetiva-se o compartilhamento de ricas práticas educacionais e o aprendizado em rede, para estimular uma grande e sustentável transformação na educação brasileira.
BASE2EDU é uma rede de educadores que estão criando um novo país a partir da transformação da educação: conectando educadores transformadores, promovendo práticas de ensino-aprendizagem que valorizam metodologias ativas e ajudando a inovar a maneira como se ensina e aprende a partir do uso de novas tecnologias.
As inscrições para o Prêmio Professor Transformador foram encerradas em 22 de novembro de 2019. O prêmio contempla quatro categorias: Professor transformador da educação infantil; do ensino fundamental 1; do ensino fundamental 2 e do ensino médio.
Parabéns professora !
Eu fico com orgulho de ter o privilégio de ter estudado com essa menina …
Parabéns!!! (Mesmo. )