I Encontro de Povos Quilombolas e Matriz Africana é realizado na cidade de São João Batista

Com o objetivo de ampliar conhecimentos em políticas públicas, identificar e mapear os terreiros e quilombolas, o município de São João Batista realizou o I Encontro de Povos Quilombolas e Matriz Africana da cidade. O evento foi realizado entre os dias 6 e 8 deste mês, com visitas em vários povoados  e reuniões na sede da Colônia de Pescadores.

Evento reuniu povos tradicionais de São João Batista

O encontro foi coordenado pelo babalorixá e baralonâ Pai Jhonata de Xangô, do Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-brasileira, Conen e a Rede Amazônia Negra (RAN), em parceria com Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial (Compir) de São João Batista, coordenado por Fernando Ribeiro.

Nos dias 6 e 7, o evento foi marcado por visitas aos quilombos existentes e realização do mapeamento dos terreiros do município. No último dia, 8, um grande encontro foi realizado na sede da Colônia de Pescadores, com a participação de pais de santos e babalorixás de todo o município, que discutiram ações e políticas públicas para o fortalecimento dos povos tradicionais.

Segundo o babalorixá Pai Jhonata de Xangô, o encontro ouviu as principais demandas dos membros e busca firmar parcerias com gestores para fortalecer o trabalho desenvolvido por membros de terreiros e quilombos. Ele se reuniu também com o prefeito João Dominici e com a secretária de Assistência Social, Francisca Maria.

Uma resposta para “I Encontro de Povos Quilombolas e Matriz Africana é realizado na cidade de São João Batista”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *