Edição 2019 do Robótica na Estrada inicia por Matinha e Miranda do Norte

O projeto Robótica na Estrada, idealizado e promovido pelo Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), tem como objetivo levar conhecimentos às crianças do ensino fundamental por meio da divulgação da robótica para fins educativos. As atividades dessa ação começaram, este ano, pelo município de Matinha, no dia 30 de maio, beneficiando mais de 240 crianças da rede municipal de ensino.

A robótica pedagógica ou robótica educacional consiste basicamente na aprendizagem por meio da montagem de sistemas constituídos por robôs. O coordenador de Práticas Experimentais em Robótica, Fábio Aurélio Costa, disse que o projeto volta, este ano, e continua tendo como foco as visitas nos municípios.

“Em 2017 e 2018 dialogamos com as prefeituras para que pudéssemos apresentar essa nova roupagem que estamos trazendo em 2019, onde os próprios municípios se responsabilizam pela logística e organização para que o Iema compartilhe os conhecimentos e experiências que já possui nesse ramo. Percebemos que hoje em dia é cada vez mais crescente o desejo de levar a robótica para a juventude das cidades maranhenses”, explicou Fábio Aurélio Costa.

Em Matinha, Fábio Aurélio Costa ministrou oficina de robótica para um grupo de quatro professores e 20 alunos que estudam na rede municipal do 6º ao 9º ano, classificados por mérito em processo seletivo local. “Matinha desenvolveu um vestibular da robótica, onde o município se responsabilizou pela aplicabilidade das provas e selecionou alunos da cidade para adquirir mais conhecimento e serem multiplicadores em potencial no município”, frisou.

A secretária de educação do município, Zilda Cantanhede, falou sobre o momento e agradeceu os parceiros. “Estamos plantado a semente da Ciência, da Tecnologia e Inovação, e, tudo junto é EDUCAÇÃO. O processo é lento, mas os frutos serão positivos. Eu acredito! Agradecemos á adesão feita pela Prefeita Linielda de Eldo, á REDE IEMA DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA – RECITE;ao Reitor Jhonatam Almada pela parceria firmada”, destacou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *