Comarca de São João Batista dá início a virtualização de processos físicos

A comarca de São João Batista deu início ao processo de virtualização dos processos judiciais que tramitam na vara única em autos físicos, para posterior migração para o Sistema de Processo Judicial Eletrônico – Pje do 1º Grau, onde passarão a tramitar eletronicamente. A meta é digitalizar todos os processos que não estejam em vias de arquivamento.

Fórum de Justiça de São João Batista

No primeiro estão sendo virtualizados 310 processos, conforme edital nº 1/2019, publicado pelo juiz José Ribamar Dias Júnior, diretor do forum. A previsão é de virtualizar 561 processos ao final da primeira fase dos trabalhos.

Com a virtualização, a prática de atos processuais e a carga rápida ou vista dos autos relativos aos autos selecionados para migração serão suspensos pelo prazo de 45 dias, durante a realização da digitalização das peças dos autos físicos e respectiva inserção dos metadados e juntada dos arquivos digitalizados no Sistema PJe do 1º Grau.

Os trabalhos de virtualização serão executados pelos próprios servidores e com a estrutura disponível na vara única, utilizando scanner e os computadores da secretaria judicial. Os trabalhos de digitalização dos autos serão realizados paulatinamente. O processo mais antigo da lista data do ano de 1998.

EXCEÇÃO – A princípio, não serão submetidos à virtualização os processos de juizados cíveis, pois já se encontram em avançada fase de tramitação. Também ficarão de fora processos com audiência já marcada e os julgados.

A comarca utiliza o sistema PJe desde julho de 2018 e já se encontram inseridos nessa plataforma 691 processos distribuídos desde então, excluídos cerca de 70 que já tramitaram eletronicamente e foram arquivados. TJMA

2 respostas para “Comarca de São João Batista dá início a virtualização de processos físicos”

  1. Era uma boa se o Juíz resolvesse todos os Processos que ficam nas Gavetas guardados, Presidente do TJ podia botar uns 2 Juízes aqui na cidade pra agilizar esses processos, era uma boa pra cidade.

  2. Juiz competente e querido por todos da cidade não persegue inocentes esse é que deveria ganhar prêmio do fórum da juventude

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *