Dr. Marcone entrega Casa dos Conselhos e novo prédio da Secretaria de Assistência Social em Cajapió

O prefeito de Cajapió, Dr. Marcone, entregou na última semana, a Casa dos Conselhos Comunitários, localizado no centro do município. O local servirá de apoio aos mais de dez Conselhos Municipais e fica ao lado da sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, que também foi entregue aos servidores.

De acordo com o prefeito, a estrutura tem o objetivo de apoiar, fortalecer, otimizar a atuação dos Conselhos e facilitar o acesso à população. “Essa demanda foi apresentada a diversos prefeitos e em nenhum momento da história dessa cidade ela foi atendida. Agora está nas mãos dos conselheiros dar vida a essa casa, gerar e receber demandas, realizar debates. Será necessária dedicação”, destacou Dr. Marcone.

Além do gestor, também estiveram presentes na inauguração secretários e diretores municipais, membros dos conselhos, população, entre outros. Formados por representantes da Prefeitura e da sociedade civil, os Conselhos Municipais contribuem para a definição dos planos de ação da cidade, através de reuniões periódicas e discussões.

Cada Conselho atua de maneira diferente, de acordo com a realidade local e com a sua especificação. Dentre as suas atribuições inclui-se a defesa dos direitos dos cidadãos. Alguns Conselhos possuem caráter fiscalizador, deliberativo, consultivo, normativo e propositivo. Os Conselhos funcionam como organizações capazes de estreitar a relação entre o governo e sociedade civil a partir da participação popular em conjunto com a administração pública.

Folha de SJB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *