Jovem de São João Batista fecha redação do Enem 2017 com 960 pontos

Uma jovem do povoado Olinda dos Aranhas, zona rural de São João Batista, fechou a redação do Enem 2017 com 960 pontos. Trata-se de Milena Silva Cutrim e esta é a maior nota da cidade desde 2014, quando a estudante Natália Vaz tirou 920 pontos na redação (Veja AQUI).

Milena Cutrim tem 20 anos e é filha de Mauro Henrique e Maria dos Reis. Ela sempre estudou na Rede Pública Municipal de São João Batista e terminou seu Ensino Médio no ‘Centro de Ensino Acrísio Figueiredo’.

Atualmente é professora concursada do município e fez Enem pela terceira vez consecutiva. Milena também está no segundo período de Pedagogia. A jovem terminou o Ensino Médio em 2014 e fechou as demais disciplinas do Enem 2017 acima dos 500 pontos, o que facilitará para que ela consiga uma vaga no Sisu ou ProUni.

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017 foi ‘Desafios para Formação Educacional de Surdos no Brasil’. Pela primeira vez, o Enem terve videoprovas em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). A prova em Libras é um recurso que facilita a realização do exame para surdos e pessoas com deficiência auditiva que, por terem sido alfabetizados na linguagem dos sinais, têm mais dificuldade para realizar provas escritas.

O tema da redação do ano passado seguiu a tendência das últimas edições do Enem, que costuma abordar temas sociais. No ano de 2016, o tema foi Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil. Violência contra a mulher, publicidade infantil, lei seca e movimento imigratório também foram abordados nos últimos anos.

Diminuiu o número de alunos que conseguiram tirar a nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e aumentou a quantidade daqueles que tiraram zero no último ano. O acesso às notas do Enem 2016 foi liberado nesta quarta-feira (18). Em 2016, só 77 participantes do exame conseguiram alcançar nota mil na redação, segundo o Ministério da Educação (MEC). O número é menor do que o registrado no ano anterior, quando 104 candidatos conseguiram nota máxima. Em 2014, foram 250 redação com notas mil.

Jovem de São João Batista obteve uma das maiores notas do Maranhão

Folha de SJB


Em tempos de desinformação, o Blog do Jailson Mendes reforça o compromisso com o jornalismo profissional, comunitário e de qualidade. Nossa página produz diariamente informações na Baixada Maranhense de forma responsável e que você pode confiar.

10 respostas para “Jovem de São João Batista fecha redação do Enem 2017 com 960 pontos”

  1. Parabéns, está mais que provado, só através da educação podemos mudar o mundo. Ainda vamos ouvir falar muito dessa jovem mulher.

  2. Parabéns, sucesso nesse novo desafio. “Conhecimento, a melhor forma de libertação do individuo”!
    Que Deus continuo a iluminar os seus caminhos!

  3. Parabéns às duas jovens que provaram competência e objetividade em suas redações. Independente de onde estudaram, ressalta-se aqui a gradeza e a determinação de jovens que focam num futuro promissor através da educação, coisa já muito rara hoje em dia. Parabéns a elas e a seus pais.
    Fatos como estes só provam que o aluno é o sujeito de sua própria história, vindo ele de escola pública ou particular, apesar de que em sendo da escola pública, estas vitórias são mais ressoantes. Parabéns!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.